A vaga para as semifinais da Libertadores está muito bem encaminha? Claro que sim. No entanto, isto não é motivo para o Grêmio entrar desconcentrado no jogo contra o Atlético Tucumán nesta terça-feira, às 21h45. Pelo contrário, os jogadores têm pregado respeito ao adversário e a torcida tricolor parece corroborar com tal discurso. Afinal, serão cerca de 50 mil pessoas na Arena. Se depender do retrospecto da casa gremista na competição, as comemorações podem ser preparadas.
A Arena do Grêmio vai receber seu 25º confronto pela Copa Libertadores da América. Os números impressionam: são quase 80% de aproveitamento, resultado de 18 vitórias, três empates e apenas três derrotas. Foram ainda 46 gols marcados contra 12 sofridos.
Talvez a vitória mais importante tenha sido na final da Libertadores de 2017, pela qual o Grêmio bateu o Lanús por 1 a 0, com gol de Cícero. O triunfo mais elástico foi registrado na atual temporada, quando o Tricolor aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre o Cerro Porteño pela fase classificatória. Tiveram ainda as vitórias emocionantes sobre o Botafogo no ano passado e a classificação nos pênaltis diante da LDU em 2013.
Os únicos times que conseguiram vencer o Grêmio na Arena foram Huachipato, do Chile, Rosario Central, da Argentina, e Barcelona, do Equador. Os chilenos venceram o Grêmio por 2 a 1 em 2013, no jogo que teve gol de Braian Rodríguez. Os argentinos fizeram 1 a 0 pelo jogo de ida das oitavas em 2016. Gol de Marco Rubén. Por fim, os equatorianos conseguiram o 1 a 0 pelas semifinais do ano passado, com gol de Jonatan Álvez, mas não foi suficiente para reverter o 3 a 0 em Guayaquil.
Grêmio na Arena pela Libertadores:
24 jogos
18 vitórias
3 empates
3 derrotas
46 gols marcados
12 gols sofridos
79% de aproveitamento