O dia 25 de setembro de 2018 marca os 10 primeiros meses de Odair Hellmann no Inter desde sua efetivação após a Série B do ano passado. Na luta pelo título do Brasileirão, e muito por causa do trabalho do treinador, parece ser iminente a sua permanência para a próxima temporada. Mas a situação descrita abre uma reflexão muito interessante: você lembra do último técnico que completou dois anos no clube colorado?
A pesquisa mostra que surpreendentemente o último profissional que completou pelo menos dois anos no comando do Inter foi Rubens Minelli lá na década de 1970. De lá para cá, em 42 anos, jamais outro treinador conseguiu tal marca. Recentemente, no século 21, Muricy Ramalho (2005) e Abel Braga (2006 e 2014) já foram muito exaltados por completarem uma temporada inteira no clube.
Técnicos que conquistaram títulos importantes como Copa do Brasil de 1992 (Antônio Lopes) e o tricampeonato invicto do Brasileirão de 1979 (Ênio Andrade) não fecharam dois anos no cargo. Somente o nome de Rubens Minelli, treinador do bi do Brasileiro em 75 e 76, aparece como exceção na pesquisa.
Nos últimos dois anos, o Inter já teve impressionantes sete técnicos: Argel Fucks, Paulo Roberto Falcão, Celso Roth, Lisca, Antônio Carlos Zago, Guto Ferreira e agora Odair Hellmann.
Odair Hellmann tem 45 partidas no comando do Inter. São 24 vitórias, 12 empates e nove derrotas, o que representa um aproveitamento de 62%. O lado bom desta campanha inclui a briga do time pelo título brasileiro, com a vaga da Libertadores praticamente acertada. De negativo, há as eliminações no Gauchão para o Grêmio e na Copa do Brasil para o Vitória.