As comemorações da Revolução Farroupilha, festejadas neste dia 20 de setembro, tiveram um sabor ainda mais especial para a torcida do Grêmio há exatamente um ano. Nesta mesma data, em 2017, o Tricolor encarava seu jogo mais difícil na caminhada rumo ao título da Copa Libertadores da América.
O Grêmio disputava o jogo da volta contra o Botafogo na etapa de quartas de final da Libertadores. No Rio de Janeiro, as equipes haviam empatado em 0 a 0. Sem Luan, lesionado, Renato Portaluppi teve que improvisar Léo Moura no meio-campo ao lado de Ramiro. A partida foi emocionante até o final, mas terminou com vitória gaúcha por 1 a 0. O gol, o mais importante do time naquela competição, foi de Lucas Barrios.
Lucas Barrios deixou o Grêmio no final do ano passado, após a decisão do Mundial de Clubes diante do Real Madrid. No total, o atacante paraguaio fez 18 gols e deu quatro assistências em 45 jogos com a camisa tricolor.
Ficha de Grêmio 1x0 Botafogo:
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez;Michel e Arthur;Ramiro (Luan, 45'/2º), Léo Moura (Everton, 37'/1º) e Fernandinho; Lucas Barrios (Jailson, 35'/2°)
Técnico: Renato Portaluppi
BOTAFOGO: Gatito Fernández;Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis;Matheus Fernandes (Valencia, 23'/2), Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e João Paulo; (Brenner, 36'/2º)Rodrigo Pimpão (Guilherme, 23'/2º) e Roger.
Técnico: Jair Ventura
Gol: Lucas Barrios (G), a 17 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Igor Rabello, João Paulo, Rodrigo Lindoso, Roger, Guilherme (B), Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Edilson (G)
Arbitragem: Patricio Hernan Loustau, auxiliado por Juan Belatti e Ezequiel Brailovsky (trio argentino)
Renda: R$ 2.341.147,00
Público: 50.517 (47.584 pagantes)
Local: Arena do Grêmio