O conselho da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aprovou, nesta segunda-feira (17), a proposta apresentada pelo Comitê Organizador da Copa América 2019 com relação as cidades-sede e estádios selecionados para a competição, que será disputada entre 14 de junho e 7 de julho no Brasil.
O Estádio Morumbi foi indicado para receber a abertura, que terá a Seleção Brasileira em campo. A grande final será no Estádio do Maracanã. Arena do Grêmio e Estádio Mineirão são os locais das semifinais. Arena Fonte Nova e Arena Palmeiras completam a relação de estádios da competição. O próximo passo para a confirmação dos locais é a assinatura dos contratos com cada gestor.
Desta forma, a 46ª edição do torneio mais antigo de seleções do mundo e que retorna ao Brasil após 30 anos, será disputada em cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) com 12 seleções participantes. Em campo, nove títulos da Copa do Mundo reunidos e algumas das maiores estrelas do futebol mundial.
Além dos dez países sul-americanos membros da Conmebol (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Qatar participarão como convidados.
— Nosso objetivo foi selecionar estádios modernos, com grande capacidade de público e que tenham operação regular em partidas de futebol e shows internacionais. Combinamos estádios usados na Copa do Mundo 2014 com outros que ainda não participaram dos grandes eventos realizados no Brasil. Além disso, preservamos a recuperação física dos atletas e a qualidade do espetáculo com a premissa de não haver viagens acima de três horas entre as sedes — explicou Rogério Caboclo, CEO do Comitê Organizador Local da Copa América 2019.
— Estamos chegando cada vez mais perto de uma nova edição do mais antigo torneio de Seleções do mundo. Com a qualidade técnica das equipes sul-americanas e o alto nível de competição na Conmebol, a mais competitiva do planeta, a Copa América 2019 promete ser uma competição emocionante. E que lugar melhor do que o Brasil, lar do pentacampeonato mundial, do Pelé e do belo jogo, para oferecer ao mundo e aos nossos convidados a oportunidade de vivenciar a paixão, a magia e a rica história do futebol sul-americano? — afirmou Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol.
Confira os estádios indicados para a Copa América Brasil 2019:
Estadio Mineirão – Belo Horizonte
Capacidade aproximada: 63.000 espectadores
Arena do Grêmio – Porto Alegre
Capacidade aproximada: 56.000 espectadores
Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro
Capacidade aproximada: 78.000 espectadores
Estádio Morumbi – São Paulo
Capacidade aproximada: 67.000 espectadores
Arena Palmeiras – São Paulo
Capacidade aproximada: 42.000 espectadores
Arena Fonte Nova – Salvador
Capacidade aproximada: 48.000 espectadores