Há exatos 10 anos, o Inter iniciava o caminho para um título inédito em sua história: o da Copa Sul-Americana. Naquele dia 13 de agosto de 2008, um clássico Gre-Nal no Beira-Rio significou a estreia dos times na competição continental. O empate em 1 a 1 também marcou a estreia de Andrés D'Alessandro com a camisa colorada.
O argentino chegou com uma grande expectativa. Seria o substituto de Fernandão, que havia se transferido para o mundo árabe. D'Alessandro permanece no Inter dez anos depois. São 88 gols marcados em 413 jogos, com 12 títulos conquistados.
O clássico Gre-Nal em agosto de 2008 teve gol de Daniel Carvalho, cobrando pênalti, e de Léo, de cabeça. O Grêmio, treinado por Celso Roth, poupou titulares, uma vez que brigava pelo título do Brasileirão. Já o Inter, comandado por Tite, apostou suas fichas em mais um torneio internacional, visto que vinha de três conquistas neste âmbito: Libertadores, Mundial e Recopa.
A campanha do Inter na Sul-Americana teve Grêmio, Universidad Católica-CHI, Boca Juniors-ARG, Chivas-MEX e Estudiantes-ARG. O time colorado foi campeão invicto, com cinco vitórias e cinco empates. Importante lembrar que, na decisão, o Inter arrancou o empate contra o Estudiantes na prorrogação.
13/08/2008 - Inter 1x1 Grêmio - Copa Sul-Americana
Gols: Daniel Carvalho (I) e Léo (G).
Local: Beira-Rio.
Internacional: Clemer; Índio, Sorondo (Marcão) e Bolívar; Wellington Monteiro (Rosinei), Edinho, Guiñazu, D´Alessandro e Gustavo Nery; Daniel Carvalho (Luiz Carlos) e Adriano. Técnico: Tite.
Grêmio: Marcelo Grohe; Léo, Thiego (Adílson) e Jean; Rudinei (Soares), Makelele, Amaral, Souza e Helder; André Luiz e Reinaldo (Rever). Técnico: Celso Roth.