Os caminhos da dupla Gre-Nal para o segundo turno do Campeonato Brasileiro estão traçados. Ambos seguem muito vivos na briga pelo título nacional. Enquanto o Grêmio ainda divide as atenções com a Libertadores, o Inter foca todas as suas forças exclusivamente no Brasileirão, e agora também conta com o reforço de Paolo Guerrero.
As projeções matemáticas de título, G-4, G-6 e fuga do z-4 na competição foram feitas depois de finalizada a 19ª rodada na última segunda-feira, com o jogo entre Vasco e Ceará. É importante lembrar que os números se baseiam no cenário atual da tabela e levam em conta os desempenhos de cada clube e também o histórico da competição.
Caso o São Paulo mantenha sua ótima campanha de campeão de turno, quem quiser roubar o título de suas mãos deverá chegar no mínimo a 82 pontos no final do campeonato. Para garantir uma vaga direta à Libertadores de 2019, o número mágico é 65 pontos. Com relação ao G-6, a linha de corte está nos 54 pontos. E, por fim, o clube que não quiser disputar a Série B no ano que vem deverá atingir a marca de 42 pontos.
Por isso, a coluna fez um levantamento dos 19 jogos de Grêmio e Inter até o final do Brasileirão, classificando cada um em três categorias: "jogos de 3 pontos", "duelo de risco" e "pedreira".
Segundo turno do Inter:
- Bahia (Fonte Nova) - 20ª rodada - 22/08
*Duelo de Risco: apesar de brigar para não cair, o Bahia vem em boa fase com Enderson Moreira. O time emplacou uma sequência de oito jogos sem perder e tem boa campanha na Fonte Nova (63% de aproveitamento).
- Palmeiras (Beira-Rio) - 21ª rodada - 26/08
*Pedreira: trata-se do time que mais gastou em contratações na temporada. Apesar de ter jogo decisivo contra o Cerro Porteño pela Libertadores três dias depois, o time de Felipão será páreo duro. A favor do Inter, a provável estreia de Paolo Guerrero mobiliza a torcida colorada.
- Cruzeiro (Mineirão) - 22ª rodada - 02/09
*Pedreira: o Cruzeiro virá de uma partida decisiva diante do Flamengo pela Libertadores. Por conta disso, os principais jogadores devem estar desgastados. Mesmo assim, o fator local torna o jogo difícil para os colorados.
- Flamengo (Beira-Rio) - 23ª rodada - 05/09
*Pedreira: sem data de Copa do Brasil e Libertadores no caminho, o Flamengo deve atuar, mais uma vez, com força máxima em Porto Alegre. Será um duelo entre dois postulantes ao título brasileiro.
- Grêmio (Beira-Rio) - 24ª rodada - 09/09
*Pedreira: por se tratar de um clássico estadual, o jogo já será complicado para os dois times. Visto que o Grêmio está fora da Copa do Brasil, poderá entrar em campo com titulares no jogo do Beira-Rio. Porém, não contará com Everton e Kannemann convocados.
- Chapecoense (Arena Condá) - 25ª rodada - 16/09
*Jogo de 3 pontos: apesar de atuar fora de casa, a Chapecoense faz um campeonato de sobrevivência na Série A. É um jogo em que o Inter pode voltar com a vitória para seguir no topo da tabela.
- Corinthians (Arena Corinthians) - 26ª rodada - 23/09
*Pedreira: o Corinthians tem 70% como mandante no Brasileirão e o Inter jamais venceu no Itaquerão. Se estiver vivo na Libertadores e na Copa do Brasil, o time paulista pode preservar jogadores.
- Vitória (Beira-Rio) - 27ª rodada - 30/09
*Jogo de 3 pontos: será o duelo entre a pior defesa do Brasileirão e um dos melhores ataques. Os baianos brigam para não cair e terão pela frente um embate em pleno Beira-Rio: chance clara de vitória para o Inter.
- Sport (Ilha do Retiro) - 28ª rodada - 06/10
*Jogo de 3 pontos: o histórico do Inter contra o Sport em Recife não é favorável, o que poderia tornar o jogo perigoso. No entanto, os pernambucanos têm péssimos números após a Copa do Mundo: um ponto em sete jogos.
- São Paulo (Beira-Rio) - 29ª rodada - 14/10
*Pedreira: o time são-paulino é dono da melhor campanha fora de casa no Brasileirão. Soma cinco vitórias e tem 60% de aproveitamento. Duelo de postulantes ao título nacional.
- Santos (Beira-Rio) - 30ª rodada - 21/10
*Duelo de risco: é verdade que o Santos vem fazendo uma campanha ruim no Brasileirão e ainda pode estar vivo na Libertadores, o que deve fazer alguns jogadores serem preservados para o duelo previsto três dias depois. Mesmo assim, é um grupo de qualidade que pode dificultar a vida do Inter.
- Vasco (São Januário) - 31ª rodada - 27/10
*Jogo de 3 pontos: mesmo sendo um jogo fora de casa, o Vasco briga para não ser rebaixado mais uma vez e já está em seu terceiro treinador no ano. Caminho aberto para uma vitória colorada.
- Atlético-PR (Beira-Rio) - 32ª rodada - 04/11
*Jogo de 3 pontos: tem somente 17% de aproveitamento longe da Arena da Baixada, sendo que não venceu um jogo sequer como visitante. Enquanto os paranaenses brigam para não cair, o Inter conta com o fator local para seguir brigando pela parte de cima da tabela.
- Ceará (Presidente Vargas) - 33ª rodada - 11/11
*Duelo de risco: desde que a Copa do Mundo acabou, o Ceará é um dos times que mais acumulou pontos. Foram três vitórias e três empates. Se seguir assim, e ainda contando com o "caldeirão" do Presidente Vargas, pode complicar o jogo.
- América-MG (Beira-Rio) - 34ª rodada - 14/11
*Jogo de 3 pontos: com 15% de aproveitamento fora de casa no Brasileirão, o América-MG vem a Porto Alegre para não perder. Chances claras para vitória do Inter.
- Botafogo (Nilton Santos) - 35ª rodada - 18/11
*Jogo de 3 pontos: além de ser um time instável, o Botafogo não tem um retrospecto tão favorável atuando em casa neste campeonato. São quatro vitórias, quatro empates e uma derrota.
- Atlético-MG (Beira-Rio) - 36ª rodada - 21/11
*Pedreira: assim como o Inter, o Atlético-MG só pensa no Brasileirão. A vantagem é colorada por conta do fator local, mas será um jogo totalmente aberto contra o Galo, que é dono do melhor ataque da competição.
- Fluminense (Beira-Rio) - 37ª rodada - 25/11
*Duelo de risco: o artilheiro do Brasileirão pode dificultar a vida do Inter mesmo que o jogo seja em Porto Alegre. Pedro, de 21 anos, é a referência do time do Fluminense, que deve montar um "ferrolho" defensivo.
- Paraná (Durival Britto) - 38ª rodada - 02/12
*Jogo de 3 pontos: se mantiver a péssima campanha do primeiro turno, o Paraná chegará para a última rodada já rebaixado para a Série B.
Segundo turno do Grêmio:
- Cruzeiro (Arena) - 20ª rodada - 22/08
*Pedreira: com a semana de folga para Copa do Brasil e Libertadores, a tendência é que o Cruzeiro utilize força máxima em Porto Alegre, o que deixa em aberto o duelo.
- Atlético-PR (Arena da Baixada) - 21ª rodada - 25/08
*Pedreira: não fosse um jogo três diantes antes da partida decisiva contra o Estudiantes pela Libertadores, seria uma boa chance de vitória tricolor. O Atlético-PR faz campanha de recuperação após a Copa do Mundo.
- Botafogo (Arena) - 22ª rodada - 1º/09
*Jogo de 3 pontos: mesmo que esteja vivo na Libertadores, as datas da próxima fase permitem que o Grêmio utilize força máxima. Caminho aberto para a vitória tricolor.
- Santos (Pacaembu) - 23ª rodada - 06/09
*Duelo de risco: a recuperação do Santos com Cuca e o elenco qualificado do time podem ser empecilhos para o Grêmio sair vencedor apesar da campanha ruim dos paulistas no Brasileirão. Everton e Kannemann, convocados por suas seleções, serão desfalques.
- Inter (Beira-Rio) - 24ª rodada - 09/09
*Pedreira: por se tratar de um clássico estadual, o jogo já será complicado para os dois times. Visto que o Grêmio está fora da Copa do Brasil, pode entrar em campo com titulares no jogo do Beira-Rio. Porém, Everton e Kannemann estarão convocados por suas seleções e ficam de fora.
- Paraná (Arena) - 25ª rodada - 16/09
*Jogo de 3 pontos: um eventual compromisso pelas quartas de final da Libertadores deve tirar os titulares do Grêmio desta partida, porém trata-se do pior time do campeonato e o jogo é em Porto Alegre.
- Ceará (Arena) - 26ª rodada - 23/09
*Jogo de 3 pontos: mais uma vez os eventuais confrontos de quartas de final pela Libertadores podem definir uma escalação reserva para o jogo diante do Ceará. No entanto, o fator local e a luta dos cearenses contra o Z-4 favorecem o Tricolor.
- Fluminense (Maracanã) - 27ª rodada - 30/09
*Duelo de risco: a presença do artilheiro do Brasileirão e os eventuais compromissos nas quartas de final da Libertadores podem atrapalhar os planos de vitória do Grêmio. Pedro, de 21 anos, é a referência técnica do time carioca.
- Bahia (Arena) - 28ª rodada - 06/10
*Duelo de risco: apesar de brigar para não cair, o Bahia vem em boa fase com Enderson Moreira. O time chegou a emplacar uma sequência de oito jogos sem perder e pode roubar pontos do Grêmio em Porto Alegre.
- Palmeiras (Allianz Parque) - 29ª rodada - 14/10
*Pedreira: o Palmeiras pode estar decidindo a final da Copa do Brasil no período. O jogo pelo Brasileirão ficaria entre os duelos decisivos da competição. Confronto em aberto.
- América-MG (Independência) - 30ª rodada - 21/10
*Duelo de risco: se estiver na semifinal da Libertadores, o Grêmio terá o primeiro jogo três dias depois do duelo contra o América-MG. Os mineiros cresceram com Adilson Batista e têm 60% de aproveitamento em casa no campeonato, o que torna o jogo complicado.
- Sport (Arena) - 31ª rodada - 27/10
*Jogo de 3 pontos: será o jogo entre as semifinais da Libertadores, caso o Grêmio a esteja disputando ainda. No entanto, os bons números do time reserva, aliados à campanha ruim do Sport, permitem que a vitória aconteça.
- Atlético-MG (Independência) - 32ª rodada - 04/11
*Pedreira: jogar no Horto contra o Atlético-MG, que só está focado no Brasileirão, já é um elemento complicador. Além disso, o jogo está previsto para ocorrer três dias antes de uma eventual final de Libertadores para o Grêmio.
- Vasco (Arena) - 33ª rodada - 11/11
*Jogo de 3 pontos: como uma eventual partida de volta da final da Libertadores só ocorrerá no fim do mês, existe a chance do Grêmio usar muitos titulares contra o Vasco, que tem 14% de aproveitamento fora de casa.
- São Paulo (Morumbi) - 34ª rodada - 14/11
*Pedreira: certamente os dois times estarão com titulares em campo na capital paulista. Será um duelo de dois postulantes ao título brasileiro.
- Chapecoense (Arena) - 35ª rodada - 18/11
*Jogo de 3 pontos: ainda dez dias antes de uma eventual final de Libertadores, o Grêmio joga em casa e certamente com força máxima diante dos catarinenses que brigam para não cair e somam apenas 13% de aproveitamento longe de Chapecó.
- Flamengo (Maracanã) - 36ª rodada - 21/11
*Pedreira: não é certo que Renato utilize seus titulares nesta partida se estiver envolvido na final da Libertadores. Mesmo assim, o jogo é no Maracanã contra outro postulante ao título brasileiro.
- Vitória (Barradão) - 37ª rodada - 25/11
*Duelo de risco: atuando fora de casa diante de um provável postulante ao rebaixamento, o time do Grêmio ainda pode estar envolvido com a final da Libertadores, que ocorre três dias depois.
- Corinthians (Arena) - 38ª rodada - 02/12
*Pedreira: curiosamente Grêmio e Corinthians podem ter disputado a final da Libertadores quatro dias antes deste duelo pelo Brasileirão. Mesmo assim, ambos ainda deverão estar brigando por algo no campeonato. No caso do time de Renato, uma vaga à Libertadores ou até o título.