É recorrente nas entrevistas de Maicon uma lembrança com relação à sua vinda ao Grêmio. O jogador recorda que o então diretor executivo do clube, Rui Costa, durante a sua contratação junto ao São Paulo, afirmou que ele seria ídolo em Porto Alegre. A profecia se confirmou. Além dos títulos conquistados, o capitão vive, aos 32 anos, seu melhor momento da carreira.
Pois vamos aos fatos: Maicon participou das quatro conquistas recentes do Grêmio (Copa do Brasil, Libertadores, Recopa e Gauchão). Em 2018, ele se encontra em uma temporada goleadora. São cinco gols marcados até agora. Curiosamente o ano que ele marcou mais vezes foi em 2012, pelo São Paulo: sete vezes.
Não bastasse tudo isso, Maicon foi relacionado na lista de 35 nomes feita pelo técnico Tite visando à Copa do Mundo da Rússia. No total, são 132 jogos pelo Grêmio, com sete gols marcados e nove assistências. Isso sem contar seu alto aproveitamento de troca de passes certos em cada partida, uma das virtudes do jogador mais elogiadas por imprensa e torcida.
Desempenhos de Maicon no Grêmio:
• 40 jogos - 1 gol
• 47 jogos - 1 gol
• 21 jogos - 0 gol
• 24 jogos - 5 gols
Total: 132 jogos - 7 gols