Virou rotina: Renato Portaluppi vem penando para escalar o time do Grêmio. Suspensão, lesão e até falta de inscrição têm sido os motivos para que a equipe ideal entre em campo. Para a partida contra o Sport Recife, nesta quarta-feira, Kannemann e Luan serão novas ausências de um total de 11. E a pergunta que fica é quando foi a última vez que Renato pôde contar com todos os titulares à disposição?
Pois a última partida em que isso ocorreu foi na goleada sobre o Santos por 5 a 1 (06/05), talvez a última grande atuação do time coincidentemente. No Gre-Nal, Renato não pôde contar com Ramiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, Léo Moura ficou de fora por desgaste físico. No jogo seguinte, diante do Monagas pela Libertadores, Léo Moura, Maicon, Arthur, Luan, Everton, André e Jael foram desfalques. A partir deste jogo, Geromel se apresentou à Seleção Brasileira e passou a ser ausência constante no time tricolor.
Diante do Paraná, Arthur e Everton ficaram de fora. Já contra o Ceará, Arthur e Luan desfalcaram a equipe. Na partida seguinte a este, enfrentando o Fluminense, Léo Moura, Arthur e Ramiro foram as ausências. O trio Léo Moura, Arthur e Luan ficou fora do jogo contra o Bahia. Por fim, Léo Moura e Ramiro perderam o confronto contra o Palmeiras e a dupla Maicon e Ramiro não enfrentou o América-MG.
Houve ainda mais um jogo neste período, pela Libertadores, em que o Grêmio venceu o Defensor na Arena. No duelo, Cortez, Arthur, Everton, Jael e André foram ausências. Não é contada a vitória sobre o Goiás por 3 a 1, pela Copa do Brasil, uma vez que foi decisão de Renato poupar seu time titular.
Escalação do Grêmio contra o Santos:
Marcelo Grohe; Léo Moura (Madson), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez (Marcelo Oliveira); Maicon, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; André (Jael).