Pode parecer estranho, mas o time eliminado em Pelotas nesta quarta-feira será campeão. Isso mesmo, conforme o regulamento do Campeonato Gaúcho, a melhor equipe do interior levará o respectivo título caso não chegue à final. Brasil-PEL e São José, por conta da pontuação acumulada, brigam por esta conquista e também por uma interessante premiação financeira.
Na pontuação geral, somando fase classificatória e mata-matas, o Brasil de Pelotas soma 26 pontos contra 21 do São José e 17 do Avenida. Ou seja, o Xavante já tem o título do interior garantido. Só irá perdê-lo se chegar à final do Gauchão. Com isso, a taça ficaria com o Zequinha. Aliás, também de acordo com o regulamento, apesar de ser de Porto Alegre, o São José também é considerado time do interior.
Em 2017, o Caxias, que ficou com o título, faturou R$ 300 mil. Na oportunidade, o Novo Hamburgo foi campeão estadual em cima do Inter. A Federação Gaúcha de Futebol confirmou que, na edição de 2018, o campeão do interior levará R$ 200 mil e uma vaga para a Copa do Brasil de 2019.