O duelo entre Grêmio e Independiente pela final da Recopa Sul-Americana promete ser agitado nesta noite de quarta-feira, às 21h45, na Arena. No primeiro confronto, houve empate em 1 a 1. Portanto, quem vencer garante mais um título internacional para sua galeria.
E há um restrospecto que favorece o Tricolor nesta decisão. A Recopa é a única competição da Conmebol em que os brasileiros levam vantagem sobre os argentinos em número de títulos conquistados. Além disso, nas finais entre eles, o time da Argentina levou a melhor sobre o do Brasil em apenas uma oportunidade.
Foi na edição de 2006, quando o São Paulo, atual campeão da Libertadores, enfrentou o Boca Juniors, vencedor da Sul-Americana. Depois de perder em La Bombonera por 2 a 1, o Tricolor Paulista ficou no empate em 2 a 2 no Morumbi e perdeu o título. Nas outras quatro finais diante dos argentinos, foram os brasileiros que comemoraram.
Na Recopa, o Brasil soma nove conquistas contra oito dos argentinos. Já na Libertadores, o placar se inverte, com 24 taças da Argentina diante de 18 do Brasil. Por fim, na Sul-Americana, a vantagem segue sendo argentina: oito contra três.
Finais da Recopa entre brasileiros e argentinos:
• Independiente x Grêmio (1996)
Jogo único: 1x4 - Grêmio campeão
• River Plate x Cruzeiro (1998)
Ida: 0x2 / Volta: 0x3 - Cruzeiro Campeão
• Boca Juniors x São Paulo (2006)
Ida: 2x1 / Volta: 2x2 - Boca campeão
• Independiente x Inter (2011)
Ida: 2x1 / 1x3 - Inter campeão
• Lanús x Atlético Mineiro (2014)
Ida: 0x1 / 3x4 - Atlético campeão