A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou nesta terça-feira (20) o esquema de trânsito para a final da Recopa entre Grêmio e Independiente na quarta. Para o jogo, que movimentará cerca de 50 mil pessoas na região do estádio, a EPTC fará reforço na linhas de ônibus e ajustará o fluxo das vias no entorno para reduzir congestionamentos.
Ao todo, 15 ônibus da linha "especial futebol" sairão do Largo Glênio Peres a partir de três horas antes da partida. Outra opção é a linha "T2.3 / Arena (Carris)", que tem dez veículos. Depois da partida, além de 25 ônibus Carris, 33 lotações serão disponibilizadas. Todos os veículos estarão posicionados na avenida Padre Leopoldo Brentano. Além disso, o serviço de táxi será reforçado, com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR-448.
Antes do jogo, a avenida Voluntários da Pátria, no trecho entre a rua Graciano Camozzato e a Arena, terá uma faixa adicional no contrafluxo. Depois da partida, a via terá sentido único em direção ao centro no trecho entre a Arena e as obras da nova ponte do Guaíba. O mesmo ocorrerá com as avenidas A.J. Renner e Frederico Mentz para escoar o fluxo de veículos. Os tempos dos semáforos serão modificados para agilizar o deslocamento dos torcedores.
Outro ponto importante do esquema anunciado pela EPTC diz respeito à BR-448. Antes do jogo, a alça de acesso ao estádio ficará bloqueada a partir de 18h45min para a segurança do público. Os torcedores que deixarem os veículos no estacionamento E1 e saírem da Arena pelos portões 4 e 5 serão direcionados para a BR-448, com retorno na Prainha de Paquetá. Quem usar o E2 sairá pela BR-448, realizando o retorno, ou pela Voluntários da Pátria.