A maioria das pessoas recorrentemente me faz a seguinte pergunta: em qual rodada o Inter vai voltar para a Série A do Brasileirão? Esta é uma questão importante de ser tratada, ainda mais que o time colorado segue forte e consolidado dentro do G-4 da Série B. A contagem já é regressiva para o clube atingir tal objetivo.
A resposta para a dita questão é muito simples. O Inter só vai subir matematicamente quando não puder ser mais alcançado em pontos pelo quinto colocado. Correto? Agora, para saber quando exatamente vai ocorrer, só existe três formas para isso: bola de cristal, palpite ou projeção matemática.
A projeção é baseada no cenário atual de cada rodada, ou seja, um recorte da tabela de classificação do campeonato naquele momento, tendo como base os desempenhos de cada equipe. Ela tenta prever o futuro. E, por ser matemática, dificilmente erra no final, a não ser que alguma equipe comece a ter uma campanha muito "fora da curva", como é dito popularmente.
Com os jogos da 26ª rodada, restando apenas Inter x América-MG nesta quarta-feira, no Beira-Rio, a projeção apresenta que o time que chegar a 63 pontos estará matematicamente classificado para a primeira divisão. Ou seja, o quinto colocado, no máximo, vai atingir 62 pontos até o final da competição. A projeção deixará de existir quando o "futuro chegar": no momento em que a realidade mostrar que a diferença de pontos do Inter para o quinto será maior do que o número de pontos a ser disputado.
Briga pelo G-4 da Série B:
1) Inter - 48 pontos
2) América-MG - 48 pontos
3) Paraná - 46 pontos
4) Vila Nova - 45 pontos
5) Ceará - 42 pontos
6) Juventude - 42 pontos
7) Oeste - 41 pontos