Acordar cedo é ruim. Ponto final. Já reparou como atualmente virou moda dizer que acorda cedo? Parece uma disputa! Se fulano diz que acorda às 6h, logo vem alguém dizer que acorda às 5h. Onde isso vai parar?
Me deixem dormir em paz! Não quero acordar perto do meio-dia, mas não pode ser tão improdutivo assim acordar às 7h. Fim de semana às 8h? Bem, na verdade meu trauma é acordar com o barulho do despertador! Que som terrível.
Mas o fato em questão é que, cada vez mais, incentivada pelo milagre de acordar cedo, que muita gente passa o dia se enchendo de café, energético pra vencer o sono. Lembra daquela dica de dormir oito horas por noite? Eu, particularmente, sigo isso e me faz muito bem. Uma hora a menos e passo o dia com dificuldade de concentração.
O meu segredo pra não ser julgado pela sociedade que exige acordar antes das 6h é ir dormir cedo. A partir das 20h30min já começo a ir pra cama. A conta é simples. Somo oito horas de sono e acordo bem. Mas essa cobrança por fazer “o dia render”, “terminar tudo de mais importante até as 10h”, “ir malhar, ler, tomar café e chegar no trabalho antes das 8h”... e várias outras coisas me faz pensar que na verdade tem muita gente vivendo no fuso errado.
Sou um defensor do sono. De uma noite bem dormida. De um dia inteiro para cumprir as tarefas. Pra que a pressa de terminar o dia ainda pela manhã?
Esses dias li um estudo sobre as curvas de energia do ser humano. Achei interessantíssimo. Nele dizia que pela manhã temos um pico de energia. À tarde temos outro. Mas pra aproveitar essa onda de criatividade e disposição, não podemos ter tanta afobação.
Cada dia tem uma receita nova, truque infalível para ter mais eficiência na rotina. Como se a vida fosse uma grande empresa em busca de resultado.
É nesse ponto que chegamos a outra discussão: seu tempo é de qualidade? Saborear as horas, os minutos. Vivenciar o dia é espetacular. Dividir as tarefas em múltiplas possibilidades de viver em sociedade. Encontrar tempo para tudo é difícil, mas nem por isso a gente precisa encurtar o sono – como se esse tempo fosse perdido.
É dormindo que o corpo se reequilibra. E não é acordando antes das 5h que alguém é melhor do que você.