É superação, coragem, força, resistência e tantas outras coisas. Não são apenas jogos. No esporte nunca é apenas competição. A Olimpíada tem muito a ensinar.
Cada atleta carrega mais que uma bandeira e o desejo pela medalha. Chegar até o momento de competir exige disciplina. Na vida de qualquer pessoa de sucesso, a disciplina é mais importante do que qualquer outra coisa. Seguir rotina, estudar, treinar. Repetir isso todos os dias. Só assim se alcança o objetivo.
Quando qualquer um de nós quer muito alguma coisa, não existe receita mais assertiva do que ser disciplinado. Mas isso vai além de mirar um objetivo. É entender que o processo precisa ser seguido à risca, sem improviso e atalho.
Eu não consigo assistir aos Jogos Olímpicos sem entrar na história de alguns atletas. Na delegação brasileira, há vários exemplos de superação.
A Thaísa, jogadora de vôlei da seleção, bicampeã olímpica, chega a Paris depois de quase ter abandonado a carreira após uma lesão no joelho.
O nadador Bruno Fratus, depois da decepção na edição do Rio, venceu os impulsos da própria mente e reencontrou o equilíbrio para competir forte e ir atrás da medalha. Em Tóquio já conseguiu.
O que dizer então de Simone Biles, a grande ginasta da atualidade, que deixou a última Olimpíada para cuidar da saúde mental e está de volta – ainda melhor – para os Jogos de Paris. Todos esses atletas de elite são grandes exemplos de vida para qualquer pessoa. Aproveite os Jogos Olímpicos para buscar referências, ídolos.
O esporte é muito maior que apenas o futebol. Se por um lado o brasileiro anda decepcionado com a Seleção Brasileira masculina – que, aliás, nem se classificou para a Olimpíada –, por outro, existe uma infinidade de atletas que vencem as dificuldades todos os dias.
Não é uma questão de meritocracia porque acho esse conceito bem ultrapassado e injusto. Mas o que está em jogo aqui é perceber que, sim, temos motivos para acreditar que fazendo o que é preciso podemos chegar lá.
Ah, se você é daquela turma que está preocupada com o uniforme dos atletas para a abertura, precisa abrir a sua mente. A roupa não faz diferença nenhuma no resultado. Lembre-se de que a aparência é uma distração perigosa para quem mira vencer.