É claro que não vi Garrincha, nem Johan Cruijff jogar. Maradona acompanhei a parte final da carreira. Não tive a sorte de ver Pelé ganhar três Copas do Mundo. Mas não precisei ver para saber que ele foi o melhor de todos. Depois dele vem Messi.
O argentino conquistou a Bola de Ouro pela oitava vez. Ninguém alcançou uma marca parecida. Ele, aliás, poderia ter sido o melhor em outras oito, já que o futebol de altíssimo nível dura quase duas décadas.
Faltava a Messi a Copa do Mundo e ele ganhou do jeito que precisava ganhar. Messi foi o maestro da Argentina no tricampeonato. Ali ele automaticamente ultrapassou o ídolo de infância, Diego Maradona.
Por mais que a escolha seja muito particular e envolva o emocional de cada um, não há dúvidas. Os números, as estatísticas e as conquistas colocam o gênio argentino, que é chamado de extraterrestre, como o segundo melhor jogador de futebol de todos os tempos.
Em tempo. Dos que eu vi jogar (em alto nível), Messi estaria ao lado de Ronaldinho Gaúcho, Zidane e Ronaldo. Cristiano Ronaldo apareceria na lista também. E o teu time qual é?