Estamos assistindo o quinto capítulo da segunda temporada da série The West Wing. E o assunto em destaque é o protagonismo da mulher na política. O mérito do Aaron Sorkin neste episódio (que foi ao ar no ano 2000) foi colocar em discussão o machismo na Casa Branca.
Na democracia ocidental, as mulheres foram destaque no poder com Margaret Thatcher, Cristina Kirchner, Angela Merkel, Dilma, Hillary Clinton... Agora a pergunta: qual a grande líder da União Soviética? E da Rússia atual? Qual é a mulher da política na história recente da China? É 120% homens. Esta é uma baita contradição da esquerda.
Debatemos ainda neste episódio: a maior parte dos "politicamente incorretos" são assim sem ter dolo. E, muitas vezes, quando o politicamente correto é exagerado acaba afastando-os de vez. “Tudo que é demais derrama”. Esta é uma frase do avô de David Coimbra, que escreveu sobre no início do mês. E também tem tudo a ver com este episódio do Era uma vez no Oeste. Ouça.
Em uma hora de bate-papo debatemos tudo isto e muito mais. Falamos da Coreia, do senso de dever, operetas, Twitter e rádio... Escute!
Luciano Potter, Magro Lima e Daniel Scola acompanham todos os capítulos da série The West Wing e comentam. Mas comentam as cenas, a série em si? Não. Falam sobre os assuntos de cada episódio. O roteirista/criador Aaron Sorkin é gênio nisso. Esse podcast não é sobre a série. É sobre os temas que a série toca em cada episódio. Os autores deste produto de áudio vão atrás do gênio. Don't kill the messenger!