O chavão já diz que, depois do Carnaval, o ano de fato começa no Brasil. Depois de uma edição temática com assuntos relativos à festa mais popular do país, o Conexão GaúchaZH desta quarta-feira (21) discutiu temas relativos a segurança, administração pública e direitos individuais.
Com Potter no comando e Paulo Germano, Caue Fonseca, Diogo Olivier e Andressa Xavier na bancada, o programa começou com um assunto local: por que Porto Alegre parece tão abandonada neste início de ano? Buracos se acumulam nas ruas, mato cresce sem capina nos principais parques e problemas de iluminação são frequentes.
O debate mais pulsante da semana também foi discutido pelos colunistas: o que significa a intervenção federal no Rio de Janeiro? Passar o comando da segurança para o Exército é uma medida drástica, mas necessária para a segurança dos cariocas, ou um ato de marketing político sem maiores consequências?
Por fim, o ataque a armas em uma escola na Flórida também passou pela mesa. Munido de um fuzil de guerra, um jovem invadiu a escola de que tinha sido expulso anos antes e abriu fogo contra os ex-colegas, deixando 17 mortos. Nos Estados Unidos, o tema esbarra na Segunda Emenda da Constituição, que diz que "o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser infringido". Porém, o debate sobre desarmamento é inevitavelmente reaberto em episódios como esse.