Agora é oficial: Porto Alegre deixou de ser a cidade do rock. Com bandas surgindo quase diariamente, casas de portas abertas para o gênero e público sedento por eventos do tipo, já dá para dizer que a antiga capital roqueira tem uma cena jazzística consolidada – e a programação, que já contava com eventos como o BB Seguridade Blues e Jazz e o POA Jazz Festival, acaba de ganhar mais um festival.
É que o músico e produtor Carlos Badia, que já é responsável pelo POA Jazz, lança neste fim de semana o Villa do Jazz. A ideia é levar, no sábado e no domingo, uma programação com oito novas bandas locais, além de gastronomia, cervejas artesanais, banquinhas e workshops, ao Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300).
– Há alguns anos, um grupo de pessoas começou a tocar, estudar, ouvir e se interessar por jazz. Quando isso ganhou espaço, o público de Porto Alegre abraçou. As pessoas não têm como gostar do que elas não conhecem – diz Badia.
No sábado, a partir das 16h, tocam Melina Jazz Quarteto, Kalaka Trio, Bibi Jazz Band e Kula Jazz. No domingo, os shows começam às 17h: Camila Toledo, Manouche Manolo, Jazz à Pampa e Cristian Sperandir. E os ingressos para cada dia custam módicos R$ 10.