As derrotas do Juventude e do Cuiabá nesta sexta-feira (3) travaram as duas equipes na tabela de classificação do Brasileirão com 43 pontos. Mas, se ambos vencerem na próxima rodada, não poderão mais ser alcançados pelo Grêmio na rodada decisiva. Na segunda-feira (6), o Ju pega o São Paulo no Morumbi. Já o Cuiabá encara o Fortaleza na Arena Pantanal.
Por isso, a situação do Grêmio continua crítica. Se empatar com o Corinthians no domingo (5), o Tricolor pode não ter mais chances de escapar do rebaixamento na última rodada, desde que o Juventude e o Cuiabá vençam. Terá que vencer a sua batalha e secar os adversários. Com apenas 39 pontos na tabela, um derrota na Neo Química Arena é sinônimo de rebaixamento.
A principal dúvida gremista para encarar o Timão e toda a pressão da torcida no Itaquerão é quanto ao substituto de Douglas Costa, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Atitude reprovável do meia ter levado a advertência contra o São Paulo. Não estará em campo no momento mais decisivo do campeonato. Aliás, ele vai fazer muita falta.
Na entrevista coletiva após a vitória sobre os são-paulinos, Vagner Mancini apontou que Jonatha Robert deve ter a oportunidade. A outra opção seria Alisson. Vamos combinar que o camisa 23 já teve todas as chances possíveis e não dá retorno. Com o gol de placa marcado na quinta-feira (3), o guri se credenciou para estar em campo. Depois da atuação e do gol contra o tricolor paulista, Diogo Barbosa também merece a manutenção no lugar de Cortez. No restante, não é o momento de Mancini inventar.