O Juventude esteve perto de sair da Arena Castelão com mais um passo dado na missão de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. O Juventude fez um jogo equilibrado contra o Fortaleza, na noite desta sexta-feira (3), na capital cearense, e segurou o empate até os 36 minutos do segundo tempo. Porém, em uma falha do goleiro Douglas, o time da casa conseguiu fazer o 1 a 0 e garantiu sua vaga na Libertadores da América pela primeira vez.
Para o Juventude, após o revés, resta pensar na partida da próxima segunda-feira (6), contra o São Paulo, no Morumbi, e secar os rivais da parte de baixo da tabela nos jogos do domingo. O Papo encerrará o Brasileirão com três derrotas no Nordeste — além do Fortaleza, perdeu para Bahia e Ceará, no primeiro turno.
O clima nas arquibancadas do Castelão era de pressão para o Juventude. E assim também foi no começo da partida. Antes mesmo do primeiro minuto de jogo, Éderson finalizou e Douglas espalmou para o lado. O rebote permaneceu com o Fortaleza, o cruzamento veio e Deivid cabeceou para fora.
Porém, depois do desvio de cabeça do jogador da equipe da casa, houve um toque na mão de Vitor Mendes. O VAR chamou o árbitro Bruno Arleu Araújo, que sinalizou falta do atacante do Leão e não pênalti, conforme sugeriu a arbitragem de vídeo.
Aos 13 minutos, Deivid encontrou Robson livre, às costas da defesa. O atacante recebeu cara a cara com Douglas, mas errou na finalização e a bola foi sem força pela linha de fundo.
O Juventude só conseguiu chegar com maior lucidez ao ataque aos 17. Sorriso buscou cruzamento rasteiro e a defesa fez o corte. A bola sobrou para Wescley, que girou e, antes da finalização, acabou bloqueado por Titi.
Melhor no jogo, o Fortaleza tentou aos 26, com Deivid se livrando da marcação de Jadson pela esquerda e cruzando para o meio da área. Vitor Mendes mais uma vez fez o corte para a linha de fundo.
Depois de uma pressão inicial dos mandantes, o Juventude conseguiu acalmar o ímpeto do rival. Porém, aos 39, Deivid invadiu a área pela direita, cruzou e viu Robson errar o carrinho. Michel Macedo, ao fazer o corte, acabou mandando para trás, para escanteio, mas assustando a torcida alviverde.
No segundo tempo, diferente da etapa inicial, foi o Juventude quem teve a primeira boa chance. Aos oito minutos, Castilho chegou pela direita, Sorriso ajeitou e Jadson finalizou, mas a bola subiu demais.
Quando o Fortaleza chegou, aos 13, o placar só não foi alterado por conta de Douglas. Após cruzamento de Pikachu, Robson finalizou e o goleiro alviverde fez a defesa parcial e cortou com o pé para o ataque. Na sequência, Osvaldo fez novo cruzamento e o camisa 32 alviverde segurou a bola com firmeza.
Se o goleiro alviverde evitou o gol do Leão, Marcelo Boeck fez uma defesa impressionante aos 19. Em contra-ataque rápido, Michel Macedo cruzou e Sorriso cabeceou consciente, buscando o contrapé do goleiro do Fortaleza, que mostrou reação e buscou no seu canto esquerdo o que seria a abertura do placar.
No minuto seguinte, no lá e cá, Felipe arriscou de fora da área e Douglas espalmou para fora. Aos 26, Osvaldo arriscou da entrada da área e a bola subiu de mais.
Na tentativa do Ju, aos 27, Sorriso cruzou, Chico cabeceou o Titi desviou para escanteio. Na cobrança de Castilho, Osvaldo não conseguiu fazer o corte e a bola sobrou para Ricardo Bueno, na segunda trave, ao lado de Vitor Mendes. Um acabou atrapalhando o outro e ninguém empurrou para as redes.
A vitória fora de casa do Juventude não veio aos 32 por conta da trave esquerda de Boeck. Chico cobrou falta da esquerda, Vitor Mendes desviou de cabeça e a bola explodiu na barra. A blitz alviverde seguiu e dois minutos depois Castilho fez boa jogada pela esquerda, cruzou e a sobra ficou para William Matheus, que chutou forte demais, pela linha de fundo.
Durante o primeiro tempo, o Juventude cometeu alguns erros na saída de bola e deixando o Fortaleza com a posse de bola perigosamente no campo de ataque. Porém, aos 37, o goleiro Douglas falhou feio na cobrança de tiro de meta. Vitor Mendes ainda tentou fazer o domínio, mas Delpietri tomou a bola, avançou em velocidade e tocou na saída de Douglas, que até tocou na bola, mas ela morreu no fundo das redes: 1 a 0 Fortaleza.
A partir daí, o Juventude tentou algo mais, mas o clima do Castelão e a festa tirou a força de reação do Papo, que precisará buscar nas duas últimas rodadas sua permanência na elite.
Ficha técnica
Brasileirão - 36ª rodada
Estádio Castelão, em Fortaleza-CE.
Fortaleza x Juventude
FORTALEZA
Marcelo Boeck; Tinga, Matheus Jussa e Titi; Yago Pikachu, Éderson, Felipe(Lucas Lima, 30/2°), Matheus Vargas (Romarinho, 21/2°) e Lucas Crispim (Osvaldo, 9/2°); David (Depietri, 30/2°) e Robson (Wellington Paulista, 30/2°). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
JUVENTUDE
Douglas; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Dawhan, Jadson (Capixaba, 39/2°) e Guilherme Castilho (Bruninho, 39/2°); Wescley (Chico, 20/2°), Sorriso e Ricardo Bueno. Técnico: Émerson Ávila (auxiliar).
Gol: Depietri (F), aos 36min do segundo tempo.
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa) e Daniel do Espirito Santo Parro. VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (quarteto do RJ).
Cartões amarelos: Robson, Lucas Crispim (F).