Favoritismo no futebol vale somente até a bola rolar. Dentro de campo organização, entrega e qualidade fazem toda a diferença. O Interior já garantiu lugar na decisão do título em abril. A conquista do primeiro turno do Gauchão pelo Caxias foi mais do que merecida.
O time montado por Rafael Lacerda é extremamente organizado. Quase perfeito defensivamente. Sofreu apenas dois gols na competição. Além disso, demonstra boas alternativas no ataque. Gilmar é o personagem principal. Lacerda aposta também na experiência de Marcelo Pitol e Diogo Oliveira. Teve apenas uma derrota para o Esportivo, quando já estava classificado para a semifinal.
O Grêmio teve dificuldades de criação no meio-campo. A entrada de Thiago Neves não resolveu. Totalmente fora de ritmo. Poucas vezes ameaçou a meta grená. Everton foi vigiado o tempo inteiro. Faltou o treinador gremista colocar Pepê na segunda etapa. Agora o Tricolor, que queria garantir a vaga na decisão em abril já no duelo Centenário, terá de correr todo o segundo turno. O Gauchão vai pegar fogo no segundo turno.