Vem aí uma Champions League diferente à que nos acostumamos. Um novo formato, com mais jogos e equipes na disputa.
São 36 times, cada um faz oito jogos, sendo quatro em casa e quatro fora. A classificação é geral. Os oito primeiros avançam direto para as oitavas. Os 16 seguintes, do nono ao 24º, jogam um mata-mata para conhecer os outros oito que vão às oitavas.
Os confrontos de gigantes logo de cara sinalizam de que esta edição 2024/2025 tornará ainda melhor a principal competição de clubes do planeta.
A coluna separou os grandes favoritos ao título e as possíveis surpresas desta edição. A Champions começa nesta terça-feira (17) e vai até 31 de maio, na final marcada para a Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.
Os favoritos para vencer a Champions League
O Manchester City de Guardiola e Haaland
Os treinados de Pep Guardiola costumam engrenar na temporada aos poucos, passo a passo, jogo a jogo. Mas, desta vez, começaram com tudo e com indícios de que vão melhorar cada vez mais. Assustador.
Na nova fase de liga, o City terá jogos difíceis, mas deve passar tranquilamente direto às oitavas.
- Tabela do City: Inter (C), Bratislava (F), Sparta Praha (C), Sporting (F), Feyernoord (C), Juventus (F), PSG (F) e Brugge (C).
O Real Madrid com Mbappé, mas sem Kross
O Real, por óbvio, é o time que está no mesmo degrau do City. Afinal, é o atual campeão e contratou um dos grandes nomes desta geração.
Mbappé trocou o PSG para alcançar o grande título que lhe resta: a Champions. Escolheu jogar logo pelo maior campeão, dono de 15 taças. O problema para Ancelotti está na ausência de Kross no meio-campo. O alemão decidiu se aposentar.
Destaque para o duelo contra o Liverpool, em Anfield, e a reedição da última final com o Borussia Dortmund.
- Tabela do Real Madrid: Stuttgart (C), Lille (F), Borussia Dortmund (C), Milan (C), Liverpool (F), Atalanta (F), Salzburg (C) e Brest (F).
Podem entrar na briga pelo título
Um Arsenal em ascensão
Difícil imaginar um time que não consegue nem ganhar a Premier League levando o título inédito de Champions, justo na temporada em que a Uefa aumentou o número de jogos pela competição.
Mas o Arsenal de Arteta é um time em franco potencial e precisamos ficar de olho. A sequência dos Gunners mostra algumas complicações, mas nada que impeça uma classificação.
- Tabela do Arsenal: Atalanta (F), PSG (C), Shakhtar (C), Inter (F), Sporting (F), Monaco (C), Dinamo Zabreb (C) e Girona (F).
Barcelona e o Camp Nou
A fase de liga vai até o final de janeiro de 2025. O estádio Camp Nou deverá receber jogos a partir de novembro de 2024. Ou seja, já teremos o retorno da casa do Barcelona para esta parte da competição.
Além da volta de seu templo, o Barça conta com reforços importantes no time, como Dani Olmo, uma promessa consolidada (Lamine) e um brasileiro que está jogando cada vez melhor (Raphinha).
- Tabela do Barcelona: Monaco (F), Young Boys (C), Bayern (C), Estrela Vermelha (F), Brest (C), Borussia Dortmund (F), Benfica (F) e Atalanta (C).
O "argentino" Atlético Madrid
O técnico argentino Diego Simeone recebeu o reforço do compatriota Julián Álvarez. A colônia hermana conta ainda com Molina, De Paul e Corrêa.
A chegada de Álvarez e do centroavante norueguês Sorloth sinalizam uma guinada para um time mais ofensivo. Com Simeone entrando na 14ª temporada no comando, o Atleti poderá ser uma dor de cabeça para os adversários.
- Tabela do Atlético Madrid: Leipzig (C), Benfica (F), Lille (C), PSG (F), Sparta Praha (F), Bratislava (C), Bayer Leverkusen (C) e Salzburg (F)
O Bayern de Kompany
Dominante na Alemanha nos últimos anos, o Bayern viu o crescimento do Bayer Leverkusen na última temporada. Junto a isso, o Borussia Dortmund foi vice-campeão da Champions.
A equipe de Munique começa sua nova caminhada sob o comando do ex-zagueiro belga Vicent Kompany com o objetivo de retomar o posto de melhor clube da Alemanha.
Kompany fechou a temporada passada rebaixado com o Burnley, mas caiu para cima.
- Tabela do Bayern: Dinamo Zabreb (C), Aston Villa (F), Barcelona (F), Benfica (C), PSG (C), Shakhtar (F), Feyenoord (F) e Bratislava (C).
A reformulação do Borussia Dortmund
O vice da Champions não escondeu a campanha abaixo na Bundesliga. O Borussia se classificou em quinto lugar e só entrou na Champions por conta do coeficiente da Uefa.
Com mudanças no elenco, a equipe pega Real Madrid e Barcelona, mas também terá confrontos relativamente mais tranquilos.
- Tabela do Borussia Dortmund: Brugge (F), Celtic (C), Real Madrid (F), Sturm Graz (C), Dinamo Zagreb (F), Barcelona (F), Bologna (F) e Shakhtar (C).
Um PSG sem estrelas
Sem Messi, sem Neymar e sem Mbappé. A estrela do PSG é o técnico Luís Henrique, que tentará, na sua figura, chegar a tão sonhada orelhuda.
Obviamente não será fácil. A tabela da fase de liga deixa tudo mais complicado.
Tabela do PSG: Girona (C), Arsenal (F), PSV (C), Atletico Madrid (C), Bayern (F), Salzburg (F), City (C) e Stuttgart (F).
Quer saber tudo sobre futebol europeu? assista o Deu Liga, programa de Zero Hora nas plataformas digitais.
*Colaborou: Nikolas Mondadori