Na teoria, o título da nova Champions League será disputado pelos gigantes do futebol europeu. Contudo, por ter um formato diferente, existe a chance de surpresas aparecerem pelo caminho dos principais clubes da Europa.
Agora são 36 times buscando a "Orelhuda", como é conhecida a taça do torneio, que tem final marcada para31 de maio de 2025, em Munique, na Alemanha. Com uma fase de liga para definir os classificados para as oitavas de final, a Champions League tem alguns clubes que participam com potencial de surpreender. Veja abaixo cinco equipes que sonham com o título em meio aos gigantes:
Bayer Leverkusen
O time que encantou a Europa em 2023/2024 quer ainda mais. Títulos da Bundesliga invicto e da Copa da Alemanha, além do vice na Europa League, foram os feitos do Bayer Leverkusen na temporada passada. A manutenção de Xabi Alonso como técnico e do craque Florian Wirtz faz com que o sonho de vencer a Champions League exista.
A tabela na fase de liga será complicada, com duelos contra Feyernoord (fora), Milan (casa), Brest (fora), Liverpool (fora), RB Salzburg (casa), Inter de Milão (casa), Atlético de Madrid (fora) e Spata Praga (casa). Conseguindo uma vaga nas oitavas de final, entretanto, o clube alemão pode surpreender, ainda mais por ser um dos times que mais sabe resolver jogos nos minutos finais na Europa.
Ouça o episódio do "Deu Liga" sobre o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso:
Atalanta
A temporada do Leverkusen só não foi perfeita porque existe a Atalanta. A equipe italiana venceu a Europa League contra o clube alemão, com um 3 a 0 na decisão. Além desse título importante, o time vem se mantendo em alto nível nos últimos anos e sabe os caminhos para vencer um torneio de mata-mata.
Gian Piero Gasperini é um treinador bastante valorizado e que tem os jogadores na mão. Retegui, Lookman, Zaniolo e o brasileiro Éderson são alguns dos destaques da Atalanta, que terá como adversários na fase de liga: Arsenal (casa), Shakhtar Donetsk (fora), Celtic (casa), Stuttgart (fora), Young Boys (fora), Real Madrid (casa), Sturm Graz (casa) e Barcelona (fora).
PSV
O atual campeão holandês é um clube que está se reestruturando dentro do continente e cada vez mais pode ser uma ameaça para os gigantes que disputam a Champions League. O PSV Eindhoven mescla jovens talentos no grupo, como o ponta belga Johan Bakayoko, e nomes experientes, como o atacante mexicano Lozano e o centroavante Luuk de Jong.
O treinador Peter Bosz vem fazendo um bom trabalho e já chama atenção de clubes maiores de outros países. Na fase de liga, o PSV encara Juventus (fora), Sporting (casa), PSG (fora), Girona (casa), Shakhtar Donetsk (casa), Brest (fora), Estrela Vermelha (fora) e Liverpool (casa). Uma tabela que pode colocar o campeão holandês nas oitavas de final e na briga pelo título.
Aston Villa
Fora do "big six" na Inglaterra, o Aston Villa é um time com capacidade de incomodar qualquer adversário. Começando pelo goleiro, o argentino campeão mundial "Dibu" Martínez, que pode ser decisivo em mata-mata. No ataque, a referência é Ollie Watkins, que foi o herói da classificação da Inglaterra para a final da Eurocopa deste ano.
No comando de um time com bons talentos está o turco Unai Emery, que já venceu a Europa League quatro vezes. A tabela do clube inglês tem: Young Boys (fora), Bayern de Munique (casa), Bologna (cada), Club Brugge (fora), Juventus (casa), RB Leipzig (fora), Monaco (fora) e Celtic (casa).
RB Leipzig
Por fim, mais uma chance de surpresa que vem da Alemanha. O RB Leipzig está frequentando a Champions League nos últimos anos e conseguindo com frequência avançar para a fase decisiva. Com o novo formato, o clube alemão pode surpreender por ser um time constante.
Comandado por Marco Rose e tendo bons talentos, como Xavi Simons, Openda, Kampl e Sesko, o Leipzig terá alguns jogos complicados na fase de liga, mas tem chance de avançar às oitavas ficando entre a nona e a 24ª posição e depois passando no confronto de ida e volta. A tabela tem: Atlético de Madrid (fora), Juventus (casa), Liverpool (casa), Celtic (fora), Inter de Milão (fora), Aston Villa (casa), Sporting (casa) e Sturm Graz (fora).