Bicampeã em Melbourne, a número 1 do mundo Aryna Sabalenka se classificou nesta quarta-feira (14) para a 3ª rodada do Aberto da Austrália ao vencer por 2 sets a 0 a espanhola Jessica Bouzas Maneiro (54ª), a quem enfrentou pela primeira vez.
Na Rod Laver Arena, a bielorrussa de 26 anos venceu com parciais de 6-3 e 7-5, conquistando assim a décima sexta vitória consecutiva na quadra principal do primeiro Grand Slam da temporada.
Nos 16-avos ela enfrentará a dinamarquesa Clara Tauson (42ª) que recentemente venceu o torneio WTA 250 em Auckland e eliminou a alemã Tatjana Maria (90ª) na segunda rodada, também nesta quarta-feira.
Sabalenka teve um início lento contra Jessica Bouzas Maneiro, tendo seu serviço quebrado duas vezes no primeiro set antes de acelerar para vencer por 6-3.
Em desvantagem na segunda parcial, a bielorrussa emendou cinco games seguidos para vencer o set (7-5) e garantir a vaga na 3ª rodada.
"Ela jogou um tênis incrível hoje e foi muito difícil. Eu esperava esse tênis dela, estou muito feliz por ter conseguido vencer esta partida", disse Sqabalenka após o jogo.
"No segundo set, sinceramente, eu não estava com muita pressa. Depois do 5-2 pensei 'tudo bem, vamos deixar este set e seguir em frente'. Mas consegui reagir e estou super feliz por vencer em dois sets contra alguém como ela, que realmente faz você trabalhar por cada ponto", comemorou.
Vencedora do WTA 500 em Brisbane no início de janeiro, Sabalenka obteve a sétima vitória seguida desde o início da temporada.
Se conquistar o título em Melbourne, a bielorrussa se tornará a primeira jogadora a vencer o Aberto da Austrália por três anos consecutivos desde a suíça Martina Hingis (1997-1999).
* AFP