O relato é do Saimon Bianchini, setorista que bate ponto nos CTs da Dupla. Nesta terça-feira (17), Roger se aproximou dos repórteres no treino e mostrou, com números contidos em folha, e com explicações muito didáticas alguns mecanismos do Inter que constrói. Entre muitos pontos, como índice mínimo de interceptações exigido de cada atleta, um ponto chamou a atenção do Saimon: o jogador escolhido como ponto de referência do time. Trata-se de Thiago Maia.
É a partir dos comportamentos dele que o time se move. Quando Thiago dá passo à frente e assume atribuições de meia, o time inteiro entende que é preciso avanças as linhas. Quando Thiago Maia se converte no volante que sempre foi e se alinha à Fernando, o recado está dado para que as linhas baixem e formem um bloco mais compacto.
É preciso aplaudir essa ação de Roger de abrir mais treinos e de abrir esses diálogos com os jornalistas. Havia feito isso no Grêmio, em 2022.
Esse é o tipo de atitude em que todos saem ganhando. Roger, ao compartilhar seu conhecimento, colabora para que os repórteres ajustem o foco para um olhar mais tático do jogo. Essas conversas alimentam o ecossistema do futebol e fazem com que os questionamentos ao técnico sejam de maior profundidade. Entregam, assim, um conteúdo mais rico ao torcedor, que é o público consumidor de ambos, e colaboram para que ele também tenha um entendimento maior do futebol.
Esse é um tipo de diálogo que se perdeu no futebol. Uso a figura de que as bancadas das entrevistas coletivas são muros que separam os dois lados, da fonte e o do jornalista. Sou do tempo em que o técnico concedia entrevistas diárias sentados na sala de imprensa. Quase sempre, uma conversa informal as precedia. Aprendi muito ouvindo nomes como Felipão, Evaristo de Macedo, Carlos Alberto Parreira, Muricy Ramalho e Tite. Havia uma relação de respeito e confiança. Tenho certeza de que algo aquelas conversas contribuíam para eles também. Que ótima notícia essa de que Roger pensa em reduzir esse muro que hoje separa jornalistas e técnicos. Inclusive, quero estar nesse próximo bate-papo.