O Palmeiras, nesta fase vitoriosa com Abel Ferreira, nunca teve um grupo de jogadores numeroso. Neste ano, se tirarmos Dudu e Bruno Rodrigues, em recuperação de cirurgia no joelho, são 29 (incluindo quatro goleiros). A estratégia do clube é aproveitar as joias da base.
Endrick está com a bagagem na porta para embarcar rumo ao Real Madrid. Mas a fila já está andando com Luís Guilherme, 18 anos, e Estêvão, 16 — completa 17 no dia 24 de abril. Os dois brilharam na Libertadores na semana passada e marcaram presença no fim de semana.
Luís Guilherme é meia, foi titular e camisa 10 da seleção sub-20 na conquista do Sul-Americano. Está desde o ano passado no grupo principal. Pode jogar tanto por dentro, como um meia, como aberto nas pontas. Preferencialmente, pela direita, para usar sua canhota com o campo aberto.
Aqui na Espanha, seu nome já começa a circular vinculado ao Real Madrid. Aliás, não só o dele: Estêvão também entrou em pauta nos jornais espanhóis. Ele chegou ao Palmeiras em 2021, depois de deixar o Cruzeiro com seu nome presente nas manchetes que denunciavam a má-gestão do presidente Wagner Pires de Sá.
Com 12 anos, Estêvão foi colocado como garantia de um empréstimo, o que é proibido por lei. Na época, era conhecido como "Messinho". A chegada ao Palmeiras veio seguida da troca de nome, para deixar no passado um erro que não era seu.
Os guris de Abel em ação
Na vitória sobre o Liverpool, do Uruguai, na semana passada, Estêvão fez seu primeiro gol como profissional e se tornou o terceiro mais jovem a marcar pelo Palmeiras (atrás de Endrick, 16 anos, três meses e 14 dias, e Heitor, que em 1916 fez com 16 anos, 11 meses e 14 dias).
Por quatro dias, Estêvão ficou atrás de Heitor. Pouco importa. O canhoto faz os palmeirenses suspirarem. É bem provável que ele e Luís Guilherme apareçam contra o Inter, em Barueri. O "Messinho", inclusive, é cotado para começar como titular.
Aliás, os dois e Endrick não são os únicos guris no grupo. Abel tem o zagueiro Naves, 21, o lateral-direito Garcia, 22, o lateral-esquerdo Vanderlan, 21, e os volantes Fabinho, 22, e Jhon Jhon, 21. Todos feitos em casa.