O Grêmio decidiu que não esperará julho para trazer zagueiro. O clube trabalha ativamente no mercado para entregar um jogador a Renato até sexta-feira (19), quando se fecha a janela dos Estaduais. O nome de Joaquim, atualmente no Santos, foi avaliado. Porém, o alto valor e o fato de os paulistas se recusarem a liberá-lo inviabilizaram uma investida. Joaquim estava no radar do Grêmio no começo de 2023, porém, o Santos acabou levando-o, pagando 3 milhões de euros por 60% dos direitos (o Cuiabá manteve 40%).
A zaga é uma das carências mais gritantes do Grêmio. Geromel tem contrato até o meio do ano e enfrenta dificuldades de engatar uma sequência. Assim, Ely e Kannemann têm sido a dupla de área frequente. Além deles, há os jovens Natã e Gustavo Martins. O clube decidiu liberar Uvini ao Vitória diante do negócio favorável apresentado. O jogador chegou sem custos em 2023 e tinha um salário considerado baixo. O Vitória fez uma proposta de compra pelo jogador de 32 anos.
No final da janela de verão, o Grêmio tentou Pedro Henrique, do Athletico-PR. O contrato dele termina em dezembro, porém, com a chegada de Cuca, ele recuperou espaço e trata da renovação. O nome buscado pelo Grêmio será dos Estaduais e, possivelmente, chegará para completar o grupo. Em julho, o clube pretende buscar mais um zagueiro, esse um nome de maior relevo.