Daniel Alves passará o fim de semana na Penitenciária Brians 2, em Martorell, localidade a 36 quilômetros de Barcelona. O jogador não conseguiu reunir o 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhão) e fazer o depósito da fiança até as 11h (15h no horário de Barcelona) desta sexta-feira (22), quando se encerrou o prazo concedido pelo Tribunal de Barcelona. Inicialmente, o atendimento ao público se encerra às 10h (14h por lá), mas foi concedida uma hora a mais para o jogador buscar o dinheiro — o que não ocorreu.
A Justiça concedeu, na quarta-feira (20), a liberdade provisória para que possa esperar em liberdade o julgamento dos recursos à pena de quatro anos e meio a qual foi sentenciado. Imaginava-se que Daniel conseguiria fazer o depósito rapidamente. Afinal, a fiança correspondeu a 1,8% da sua fortuna. Porém, suas contas estão bloqueadas no Brasil, devido a um litígio com a ex-mulher.
A família de Neymar seria uma outra saída. No ano passado, Neymar da Silva Santos, pai do craque, havia depositado os 150 mil euros da indenização estabelecida pela Justiça. Nesta quinta-feira (21), no entanto, Neymar pai publicou post em suas redes sociais anunciando que, desta vez, não ajudaria Daniel e fez questão de desvincular a imagem do filho a do lateral.
Daniel tem buscado com amigos e também em bancos o dinheiro. Ele tem 9,2 milhões de euros (quase R$ 50 milhões) a receber do Fisco espanhol, por uma ação movida em 2013. Tenta usar essa ação como uma garantia para um empréstimo junto a bancos. Enquanto isso, ele segue em Brians 2, a maior penitenciária da Catalunha, com 1,5 mil presos.
A próxima semana começa já com uma regressiva para o jogador e sua advogada, Inés Guardiola. A Espanha costuma praticamente parar na Semana Santa. A previsão é de 16,5 milhões de pessoas se desloquem a partir desta sexta-feira. No caso da Justiça, ela funcionará normalmente até quinta. Porém, o que se diz aqui é que o ritmo dos serviços, nestes próximos dias, costuma ser mais lento.