Esqueça-se de sábado, embora se possa levar muito daquele jogo. Mas o Bahia x Grêmio desta noite é outra partida, por outra competição, o que requer estratégias diferentes. Vale vaga na semifinal da Copa do Brasil, e isso já é suficiente para mostrar que são os mesmos times em cenário diferente daquele do Brasileirão.
Claro que será possível trazer para esta terça muitas observações e detalhes da vitória pelo Brasileirão. O Bahia mostrou movimentos e conceitos que não mudarão. Até porque faz do jogo de ida na Fonte Nova a sua decisão. Sabe que precisa resolver tudo em Salvador. Um contexto que é favorável ao Grêmio.
O jogo de sábado foi de alta intensidade, de trocação numa voltagem elevada por 60, 70 minutos. Depois disso, os baianos perderam gás, e os gaúchos mantiveram seu ritmo. Aliás, esse é um detalhe que pode ser levado para a noite desta terça, numa ideia de trocar golpes com o adversário e preparar o terreno para superá-lo em sua exaustão. Como se faz no boxe.
O ponto alto da noite quente de Salvador é que o Grêmio também pode fazer do jogo de ida a sua decisão. Será conveniente e permitiria, na volta para casa, se concentrar totalmente no confronto de domingo, contra o Botafogo. Uma vitória se for com uma vantagem relativa, poderia até permitir a Renato dar-se o luxo de jogar tudo no domingo pela vantagem levada para o jogo de volta contra o Bahia, dali a 72 horas.
Por todo esse matiz da noite na Fonte Nova, quem sabe não seja a noite para Cuiabano começar. Renato tem essa carta na manga e vem usando-a muito bem. Quando o time reconstruía sua confiança, ele a usava desde o começo fora de casa, guardando Cristaldo para iniciar na Arena. Reconquistado o ânimo e resgatada a confiança, ele voltou a usar o argentino desde o começo.
Porém, como se trata de um adversário com um jogo de transição e aposta no volume para superar seus adversários, talvez seja adequado começar esgrimindo, com um Cuiabano que esbanja saúde e parece se multiplicar em campo. Aliás, os apuros dos primeiros seis minutos e o domínio nos últimos 20 minutos deixam evidente qual a melhor estratégia.