O Grêmio é o justo campeão gaúcho. Ou melhor, é o justo hexacampeão gaúcho. Confirmou o favoritismo e cristalizou no formato de taça a campanha mais sólida, com os melhores números e o futebol de mais qualidade. Colheu o que semeou.
O 1 a 0 do título iniciou pelos pés de quem chegou para decidir, para ser o diferencial e o cara de momentos como esse. Suárez desembarcou em Porto Alegre como o lance de mestre deste Grêmio em reconstrução. Foi ele que sofreu o pênalti de Marcelo, em lance reclamado pelos caxienses e anotado pelo VAR, e foi ele quem converteu. O lance tirado da cartola pelo uruguaio veio em um momento no qual o jogo começava a abrir caminhos perigosos. Em resumo, Suárez foi decisivo como se esperava que fosse quando o Grêmio arquitetou um ousado projeto para buscá-lo em Montevidéu.
O gol aos 17 minutos deu número a uma senhora final. O Caxias valorizou demais a conquista azul. Jogou com coragem, mostrou fibra e soube suportar as investidas do Grêmio em uma Arena com mais de 51 mil pessoas. Há um trabalho ali que precisa ser valorizado e um técnico que, ali na frente, estará em um clube de ponta. Tudo isso fez com que o jogo fosse tenso e disputado do primeiro ao último lance, literalmente.
O Grêmio foi superior o tempo todo. Teve o controle e ditou o ritmo da partida. Poderia ter saído para o intervalo com a vantagem tivesse sido mais preciso. Criou quatro chances claras de gol. Uma delas, com Suárez, raspou o poste. No segundo, quando Caxias já se sentia confortável, e a fervura da Arena já havia baixado, veio Suárez para desequilibrar e preparar o cenário do hexa.
O título gaúcho simboliza muito para os gremistas. É a conquista do resgate do orgulho, do erigir de um gigante que havia fechado 2022 trôpego e cinza. Em quatro meses, o clube respira confiança outra vez. Montou um time novo, deu forma promissora e vistosa para ele. Há uma ideia de jogo ofensiva e em evolução nítida. Tudo isso temperado pelo engajamento de um torcedor que aumenta de forma acelerada o quadro social e mantém a média de público na Arena com números vistos só nos grandes momentos.
Todos esses ingredientes fizeram a festa do hexa ser ainda mais comemorada. Há um Grêmio ressurgindo. Um Grêmio novo de Guerra.