Não foi um fim digno de Hollywood, como bem definiu o The Independent. Mas o Wrexham já está produzindo histórias dignas de novos capítulos no documentário que já está no ar no Star Plus. Nesta terça-feira, o clube caiu para o Sheffield United na quarta fase da FA Cup, a Copa da Inglaterra, o torneio de futebol mais antigo do mundo.
Depois de empate no tempo normal, em 1 a 1, levou 2 a 0 na prorrogação e encerrou seu conto de fadas. Se você não está ligando o nome do time à sua história, o Wrexham é o clube aquele da quinta divisão inglesa comprado pelos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney.
Estrelas de Hollywood, os dois resolveram, em meio à pandemia, em 2020, investir no time envolvidos pela relação que ele tem com sua pequena cidade no País de Gales. Mesmo que os resultados pouco tenham sido entusiasmantes em quase 160 anos de vida do clube, a paixão dos torcedores é comovente e mostra o quanto, no Reino Unido, o futebol está no centro dos acontecimentos nas pequenas localidades.
Reynolds, conhecido por ser o protagonista de Deadpool, entre outros, e McElhenney, diretor e estrela das séries It's always sunny in Philadelphia e Mythic Quest, pagaram 2 milhões de libras (R$ 12,5 milhões) pelo clube, em fevereiro de 2021. Hoje, é claro, seu valor cresceu em projeção geométrica.
O plano de negócio dos atores sempre foi de fazer do Wrexham um clube global. Mesmo sabendo que ele estava havia 12 anos na quinta divisão. Causava até um contraste o clube mais antigo do País de Gales (e terceiro do mundo!) ser comprado um canadense, Reynolds, e um estadounidense, McElhenney, cujas ligações com o futebol eram distantes. Só que se trata de negócio, e isso ninguém consegue fazer melhor nos esportes do que os norte-americanos.
Ainda mais quando os investidores são dois astros da indústria do entretenimento. Por isso, desde as primeiras conversas e reuniões online, Reynolds e McElhenney registraram tudo em vídeo. Inclusive, em uma das apresentações para um conselho de torcedores, uma câmera profissional vaza na imagem captada pelo notebook de McElhenney, com o qual fazia a reunião virtual.
Os dois atores impulsionaram os negócios do clube e o colocaram em evidência. A série Bem-Vindo ao Wrexham estreou em agosto do ano passado e mostrou o clube ao mundo.
Por outro lado, a paixão da pequena cidade pelo clube e a conexão da torcida com o time apaixonaram as duas estrelas. No ano passado, eles ganharam uma condecoração da Conselho da cidade em agradecimento por levar o nome dela mundo afora. Na ocasião, Reynolds disse que ele e seu sócio eram os "caras mais sortudos", por "estarem em Wrexham contando uma das histórias mais lindas da Terra".
Antes da decisão contra o Sheffield, os dois tuitaram revelando sua ansiedade pelo começo do jogo. Depois da partida, mesmo com o amargor da derrota, se emocionaram com a devoção de mais de 4 mil torcedores que foram a Sheffield e a bravura do time. No jogo de ida, o Wrexham cedeu o 3 a 3 no final.
Na partida de volta, contra um Sheffield que luta pelo acesso à Premier League, perdeu um pênalti que faria o 2 a 1 no tempo normal. Sem perder desde outubro, o time se concentra agora na luta para subir à quarta divisão. Ficou para trás o sonho de enfrentar o Tottenham, na quarta fase da FA Cup. Quem sabe ali na frente, na elite inglesa. Eu não duvidaria. Afinal, vida e arte se misturam nessa ponte Hollywood-Wrexham.