Mais um passo foi dado. Faltam três para, enfim, acabar com o martírio da Série B, uma angústia que começou lá na metade do ano passado. Nesta terça-feira do gaúcho, o Grêmio goleou o Sport por 3 a 0 e abriu distância de oito pontos do Londrina, o quinto colocado. Mais, praticamente se tornou inalcançável para o próprio Sport, agora 10 pontos atrás, a sete rodadas do final da competição.
Mais do que toda essa matemática, a vitória afastou as nuvens carregadas que pairaram sobre a Arena depois da atuação insossa na derrota para o Novorizontino, na sexta-feira. O resultado, aliado à apresentação, causaram preocupação e até cobrança firme de Renato, trazido justamente para mobilizar o vestiário e impregnar o grupo com sua vibração e sua aura de ídolo que virou estátua.
Assim como tem sido a vida do Grêmio na Série B, a partida contra o Sport teve oscilações e preocupação. Depois de pressão nos primeiros 15 minutos, em que teve até gol evitado com corte em cima da linha por Thyere, o time foi minguando e enfrentando dificuldades. O Sport jogava com a bola no chão, saía de trás com troca de passes e quebrava qualquer tentativa do Grêmio de acelerar e colocar mais calor no jogo. Assim, o primeiro tempo se encerrou com apenas um arremate a gol dos gaúchos e nenhum dos pernambucanos.
Por outro lado, teve momentos típicos de Série B, com erros de passe e uma bola que parecia viva. No segundo, porém, mais agudo e usando os lados do campo, o Grêmio fez 3 a 0 e deixou de fazer mais. Biel, um dos nomes da noite, Lucas Leiva, de boa produção no segundo tempo, e Bitello, outro destaque da partida, construíram a vitória do alívio. Faltam só mais três para acabar com o longo inverno dos gremistas.