O Inter precisava vencer o Vitória, para pleitear uma trégua nas críticas que se embasam muito no resultado e quase nada no contexto. Mas também precisava retomar o processo evolutivo para seguir sua marcha com confiança. O 1 a 0 desta quinta-feira (3) atingiu ambos objetivos.
À exceção dos 10 primeiros minutos, quando esteve desencaixado e passou por apuros, dominou o tempo inteiro e teve o controle das ações. Os baianos, é verdade, têm tamanho e conteúdo de Série B. Estão bem longe dos melhores momentos que já viveram.
Porém, contra rivais assim, é preciso ditar o rumo do jogo. Foi isso que o Inter fez, principalmente, no segundo tempo. Miguel Ramírez fez mudanças na equipe e, pela primeira amostragem, parece ter conseguido acréscimos, com Daniel e Johnny como titulares.
Johnny merece um capítulo à parte. Desde as primeiras conversas, Ramírez deixou claro que seu time se movia a partir do cérebro de um camisa 5. É esse o jogador que pensa o jogo e indica os caminhos das suas equipes. Rodrigo Dourado, capitão e referência técnica, adaptou-se na função. Mas faltam-lhe algumas ferramentas para ser esse jogador mais cerebral. O que Johnny mostrou nessa primeira partida como titular. É preciso mais tempo, sequência e rivais mais fortes para uma avaliação definitiva, claro. Mas se percebem nele os atributos para desempenhar essa função.
Outro titular da noite em Salvador, Daniel parece ter o caminho pavimentado para assumir a posição. O jogo do goleiro com os pés é outro preceito que Ramírez alinhou à direção como basilar do seu modelo. Lomba até faz isso, mas há uma aposta no clube de que Daniel é o nome para ser o goleiro do Inter. O que parece estar se cristalizando.
Por fim, a noite colorada em Salvador marcou a volta de Boschilia, um reforço e tanto, e fechou com um repertório novo de Ramírez. Ele acabou o jogo com uma linha de quatro atrás de Galhardo, iniciada por Mazetti, na direita, e completada por outros dois guris: Lucas Ramos, que ganha espaço e Mauricio, de boa resposta.
Em resumo, foi uma noite com resultado e alguns novos rumos que fizeram o Inter avançar mais uma casa em sua construção de time.