O começo da caminhada será quase nas nuvens. Não há nada de ameno jogar a 3,6 mil metros acima do mar, como é a altitude de La Paz. Mas foi a rota que a Libertadores preparou ao Inter e será preciso iniciá-la contra o Always Ready,o flamante e emergente campeão boliviano.
O discurso no Beira-Rio é de que o adversário está em campo e não na geografia. Há quem sempre tente lembrar de que poderia ser pior. O Always Ready manda seus jogos em El Alto,a 4,1 mil metros de altitude. Mas o estádio lá não tem iluminação.
A partida chegou a ser direcionada para Potosí, 100 metros montanha abaixo. Por fim, o clube, que tem seu dono na presidência da Federação Boliviana de Futebol, marcou o duelo para o Hernando Siles, a casa da seleção e maior estádio do país, para 45 mil pessoas.
Dos males, o menor
Talvez o Inter tenha escapado mesmo de uma furada por não precisar jogar em El Alto. Conversei com a repórter Khatya Paredes, setorista de Always Ready para o programa Deporte Total, um dos mais tradicionais de La Paz e no ar, no rádio e na TV desde 1977.
Segundo ela, subir até El Alto é um desafio até mesmo para os bolivianos. Cobrir jogos lá é pagar alguns pecados. Se o dia é de sol, o protetor é item obrigatório.
— E o sol queima mesmo — garante ela.
Os finais de tarde são congelantes. Nesta época, o anoitecer tem cara de inverno gaúcho, com temperaturas na casa dos 10ºC. No inverno, fica mais polar, com temperaturas de 1ºC, 2ºC — negativos.
Para nós, aqui da planície, é mais difícil entender a geografia de quem mora na montanha. La Paz, por exemplo, tem a mais extensa linha de teleféricos do mundo em grande altura. Inclusive, com modelos dos mais rápidos.
Em 2019, foram inaugurados novos ramais que ligam La Paz e El Alto, a segunda cidade mais populosa do país. Inclusive, é possível chegar do Hernando Siles até o Estádio da Villa Ingênio, a casa do Always Ready, apenas trocando de linha nos teleféricos.
Para o Inter, isso importa quase nada. Mas dá para fazer dela uma informação capaz de convencer os jogadores de que há algo bem pior do que jogar em La Paz, que é subir a montanha para correr em El Alto. Pode servir como fator psicológico. Ou, ao menos, distraí-los e tirar a atenção deles da altitude.