Esta é uma história que começa em 1995, na terceira passagem de Abel Braga pelo Inter. Nesse período que durou quatro meses e meio, o técnico não teve resultados de campo. Mas conseguiu fora dele uma daquelas vitórias maiores do que título. Que só agora ele vai saber que teve.
Naqueles dias de 1995, Germano Hofler, então um adolescente de 17 anos, enfrentava um tratamento oncológico no Instituto do Câncer Infantil (ICI). Havia sido diagnosticado um osteosarcoma (tumor ósseo), que lhe havia custado a amputação de uma perna. Em uma das internações durante o pesado tratamento, que durou um ano, o colorado Germano recebeu a visita de duas estrelas do Inter à época, o goleiro argentino Goycochea e o lateral-esquerdo Branco. A comitiva contou ainda com a presença de Abel.
Branco e Goyco entraram no quarto, conversaram com Germano. Abel ficou na porta, para evitar uma aglomeração. Aquele dia inesquecível para aquele adolescente ficou registrado numa foto com os três ídolos e o superintendente do ICI, Algemir Brunetto. Além da imagem, Germano guardou como um troféu o autógrafo que Abel deixou em um papel.
O tempo passou. Germano venceu o câncer e virou um voluntário ativo do ICI. É ele que se veste de Papai Noel nas festas de Natal do Instituto e faz a alegria dos pacientes. Abel voltou outras quatro vezes ao Inter. Conquistou a Libertadores e o Mundial e tornou-se, nessa última passagem, no técnico que mais vezes comandou o clube, superando o mítico Teté.
Germano, porém, nunca se esqueceu daquele dia de 1995. Por isso, resolveu transformar em uma homenagem o carinho que recebeu de Abel. Montou um painel com mais de cem fotos do técnico pelo Inter. O mosaico delas forma o escudo do clube. Ele e o ICI farão chegar a peça às mãos do técnico no Rio. Junto, Germano enviará uma carta emocionante, em que traça um paralelo entre sua batalha contra o câncer e um jogo de futebol, no qual seu técnico ídolo teve papel fundamental na vitória.
Como escreveu Germano, usando uma frase de Abelão que virou sua marca registrada, "foi lindo, cara".