Era sabido que seria difícil e que o Flamengo tinha mais recursos técnicos e jogadores decisivos. Mas o Inter fazia um enfrentamento duro contra os cariocas, havia saído na frente no placar e foi para o intervalo perto de fazer o 2 a 1, em chute de Rodinei no poste. Só que veio a intervenção do VAR em uma falta do lateral-direito colorado em Filipe Luís, nos primeiros minutos do segundo tempo.
Raphael Claus vinha tendo atuação segura. Tanto que nem amarelo havia apresentado ao lateral do Inter. Só que foi chamado a revisar o lance no monitor, à beira do campo, e voltou com o cartão vermelho na mão.
Ali, a história da final do Brasileirão 2020 tomou outro caminho. A falta não era para cartão vermelho, embora Rodinei tenha atingido Filipe Luís no tornozelo. Também não era para ser ignorada, como foi em primeiro momento. Por tudo isso, não tem como analisar a derrota de 2 a 1 sem considerar a interferência da arbitragem.
O Inter, até este momento, fazia um jogo maduro. Iniciou marcando alto, pressionando a saída de bola do Flamengo e criando dificuldades para um time que se sente incomodado quando acossado. Foi assim que o Inter fez 1 a 0, em pênalti sofrido por Yuri Alberto. Recuou, como sempre faz quando sai frente. Isso fez com que o Flamengo se arvorasse e começasse a rondar de forma perigosa a área colorada. Se o Vasco, com suas limitações, criou problemas, era possível prever que o Flamengo criaria mais.
No primeiro duelo que Bruno Henrique levou vantagem sobre Rodinei, veio o gol. Porém, o Inter não se intimidou. Seguiu jogando com naturalidade, voltou a avançar suas linhas e acabou o primeiro tempo criando perigo.
Só que veio o segundo tempo, e a expulsão aos três minutos. Isso tudo mudou o jogo. E também a atuação da arbitragem, que passou a errar em decisões, anulando gol de Pedro, e que interferiu nos rumos de um jogo decisivo.
Um risco que o Inter sabia que correria por permitir que o jogo no Maracanã virasse uma final. A conta da derrota para o Sport chegou. O título ainda é possível, mas não depende mais do Inter. Será necessário que o Flamengo tropece contra um São Paulo, que anda trôpego.