A notícia vinda de Belo Horizonte revela que o América-MG negocia com o Grêmio o empréstimo dos Guilhermes, Guedes e Azevedo, para a temporada 2021. Inicialmente, o clube gaúcho nem abriu conversa. Não pretende tratar de qualquer assunto referente ao grupo antes da final da Copa do Brasil.
Além disso, o plano é contar com os dois guris para encorpar o time que dará a largada no Gauchão. Tudo também passará pela definição do futuro de Renato Portaluppi na Arena. Caso chegue um novo técnico, o modelo de aproveitamento dos jogadores formados em casa pode ganhar uma outra velocidade.
Lisca havia pedido, principalmente, Guilherme Guedes. Azevedo também interessaria, por ser um extrema de velocidade. Hoje, Guedes, aos 21 anos, é o terceiro nome na hierarquia de laterais-esquerdos do Grêmio, atrás de Diogo Barbosa e Cortez.
Azevedo, 19, está atrás de Luiz Fernando, Ferreira e Everton. Ou seja, é o sexto na lista. Essa demora no aproveitamento da gurizada, aliás, precisa ser revista em 2021. O futuro dos Guilhermes indicará se a política de absorção da base no time principal seguirá lenta ou se ganhará novos rumos. Não adianta lapidar, formar e emprestar.