Na quinta-feira, depois da vitória sobre o Ceará, o presidente Marcelo Medeiros prometeu para esta segunda-feira (14) a abertura oficial do processo eleitoral no Inter. O primeiro turno está marcado para 25 de novembro, com o prazo final para inscrições se encerrando 30 dias antes.
Os bastidores políticos no Beira-Rio efervescem desde o começo do ano e ganharam um novo ingrediente com a possibilidade de a gestão atual contar com dois candidatos no pleito. Alexandre Chaves Barcellos, vice eleito, desponta como candidato do Movimento Inter Grande (MIG), grupo de Medeiros e principal força da situação. Porém, a ascensão de Alessandro Barcelos ao comando do futebol fez dele um nome forte para a disputa.
Alessandro faz parte do Academia Colorada. Ao lado do Convergência, esse movimento integra a gestão Medeiros. Uma discussão sobre a viabilidade de Chaves Barcellos de concorrer acirra os debates internos.
O estatuto do clube diz em seu artigo 6º que "o mandato dos dirigentes eleitos do Conselho de Gestão é de dois anos, permitida uma única recondução." Chaves Barcellos esteve como vice eleito nas duas gestões de Medeiros. A oposição sustenta que o texto veda a candidatura dele. O fato é que, a partir desta segunda-feira, futebol e política dividirão espaço no ambiente do Beira-Rio