Grêmio e Inter foram convocados para uma reunião online nesta quinta-feira (20) com a Conmebol. O tema do encontro será o novo protocolo elaborado para a retomada das competições. Participarão do encontro também os demais clubes do país na Libertadores e o Vasco e o Bahia, classificados à segunda fase da Copa Sul-Americana. Cada clube será representado pelo seu profissional de saúde.
A Conmebol, em seu protocolo, criou essa figura para que funcione como ponta entre as equipes e o delegado dos jogos. Caberá a esse representante cuidar da aplicação dos protocolos no seu estádio em dia de partida. Estará em seu escopo elaborar plano de limpeza e desinfecção das instalações, supervisionar as condições de saúde dos envolvidos com o jogo, controlar o cumprimento das normas básicas de higiene, distribuir material de proteção, intervir e informar sobre possíveis infrações e entregar limpos os vestiários e instalações para o time visitante, a arbitragem e o staff da Conmebol.
Voo fretado
O protocolo de saúde da Conmebol foi alinhado com as autoridades locais. Faltam os governos de Argentina, Uruguai, Chile e Peru aprovarem. Um dos pontos desse protocolo prevê, além da testagem dos atletas, o uso de voos fretados, com auxílio financeiro da entidade, a permanência de apenas 48 horas no local da partida e deslocamentos pré-estabelecidos, restritos a ida para treino em locais credenciados e para o jogo.
A Libertadores será retomada para a Dupla no dia 16 de setembro, uma quarta-feira. O Inter recebe o América de Cali, às 19h15min. O Grêmio, às 21h30min, encara a Universidad Católica, em Santiago.