Sabe onde fica o Alegrete? É por lá que o futuro do futebol sul-americano passa e passará, outra vez, a partir de sábado (27), quando será aberto o 39º Efipan. A edição deste ano do campeonato sub-14 será nas férias de julho de maneira forçada. Tradicionalmente disputado em janeiro, o Efipan teve de ser adiado em virtude das chuvas que castigaram a cidade no começo do ano.
Nesta edição, além do anfitrião Flamengo, participarão outras 11 equipes: a dupla Gre-Nal, os argentinos Independiente e Missiones; Palmeiras, Athletico-PR, Paraná, Coritiba, Chapecoense, Juventude e Azuriz, clube-empresa do sudoeste do Paraná.
O Efipan foi o primeiro palco de muitos garotos que viraram estrelas mundiais. Neymar, por exemplo, esteve no Alegrete em 2005. Dois anos antes, foi a vez de Alexandre Pato. Na década de 1990, Ronaldinho rivalizava com o argentino Cambiasso, que no ano seguinte seria comprado, com o irmão, Nicolás, pelo Real Madrid. Também brilharam no Alegrete os hermanos Riquelme, Tevez, Gabriel Milito, Braña e Viatri.
Entre os uruguaios, estão nomes que figuram na Celeste, como Martín Cáceres, ou figuraram por lá, como o lateral Maxi Pereira e o meia Álvaro González, além do zagueiro Sorondo, ex-Inter e Grêmio.
A seguir, confira alguns guris que brilharam no Alegrete antes de ganharem o mundo.