Pedro Geromel e Paolo Guerrero se conhecem de outros Carnavais. No caso de Geromel, do mais famoso Carnaval da Alemanha, o de Colônia. Os dois se enfrentam há mais de uma década, numa peleia que começou no Campeonato Alemão, em dezembro de 2008. Guerrero era centroavante do Hamburgo, e Geromel, zagueiro do Colônia. Naquela tarde, diante de 50 mil pessoas no RheinEnergie Stadium — ou seja, em casa —, o zagueiro gremista levou a pior. Seu time perdeu por 2 a 1. Quem deu trabalho foi um bósnio, Petric, autor dos dois gols. Aliás, naquela tarde, Guerrero, então um gurizão de 24 anos, entrou em seu lugar, a 12 minutos do fim.
Este foi só o primeiro capítulo de um confronto que se repete na noite desta quarta-feira (17), na Arena, pelo título gaúcho. Os alemães veriam ainda mais cinco jogos entre os dois. Não se pode dizer que Colônia x Hamburgo é clássico alemão, até porque são cidades distantes. Colônia, nas margens do Reno, é uma das principais cidades da Renânia do Norte-Vestfália. Tem como principal rival no futebol o Borussia Möchengladbach. Pela geografia, também bate de frente com o Düsseldorf. Embora a rivalidade ali se estenda a tudo: futebol, Carnaval e até à cerveja, imaginem. Quem é de Colônia chama a Alt, de Düsseldorf, "de remedinho horrível", pelo gosto amargo. A resposta vem no mesmo tom. A Kölsh, de Colônia, é classificada como uma bebida diluída em... Bem, melhor nem dizer. É classificada como uma cerveja suave demais.
Já o Hamburgo tem como grande rival o Werder Bremen, com quem faz o "Clássico do Norte". Além, é claro, do St. Pauli, o outro clube da cidade, uma das mais ricas da Alemanha e dona do terceiro porto mais movimentado da Europa. Foi lá que Guerrero passou a maior parte de sua carreira. Foram seis temporadas no Hamburgo, em que teve alguns companheiros conhecidos, como o meia Zé Roberto, o zagueiro Boateng e, por um curto período, os brasileiros Alex Silva e Thiago Neves, em 2008.
Foi durante a passagem pelo Hamburgo que o peruano enfrentou uma das mais sérias lesões na carreira. Em setembro de 2009, pelas Eliminatórias para a Copa da África do Sul, sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho. A temporada acabou ali, e seguiram-se sete meses em recuperação. Dias antes, ele havia saído como o grande nome do 3 a 1 sobre o Colônia. Fez dois gols e levou a melhor sobre o zagueiro, que também se destacou, ao dar o passe para o gol do seu time. Aliás, naquela época, Geromel jogava como um Geromel na Alemanha. Tanto que foi eleito por dois anos seguidos para a seleção da Bundesliga.
Os confrontos entre os dois seguiram até 2012. Sempre com equilíbrio. Teve o 3 a 2 do Colônia, em casa, em outubro de 2010. Em agosto do ano seguinte, nova vitória de Geromel, por 4 a 3, fora de casa. Na última partida entre eles na Alemanha, em fevereiro de 2012, Guerrero deu o troco. Fez o gol do 1 a 0 em Colônia. Geromel tomou o caminho da Espanha ao final da temporada, e o peruano chegou ao Corinthians para fazer o gol do Mundial.
Os dois voltariam a se cruzar na Arena, em agosto de 2014. O Grêmio venceu por 2 a 1. Guerrero foi o personagem da partida, pelo gol e pela expulsão, ao cair na provocação de Alan Ruiz e acertar-lhe uma cabeçada. Em julho do ano seguinte, já pelo Flamengo, Guerrero fez o gol no 1 a 0 pelo Brasileirão. O troco viria em novembro daquele ano. Everton e Bobô fariam os dois gols em Paulo Victor. O centroavante nem viu o segundo gol. Minutos antes, havia sido expulso ao fazer um gesto para o juiz. Completava, assim, o sétimo jogo sem marcar. No ano seguinte, outra vez na Arena, com o Flamengo e Paulo Victor de goleiro, Guerrero perdeu por 1 a 0.
Os caminhos de Guerrero e Geromel nunca mais haviam se cruzado até o último domingo, no Beira-Rio. Mesmo que Kannemann tenha vigiado mais de perto o peruano, houve embates também com o camisa 3. Hoje, a partir das 21h30min, os dois voltam a se cruzar na Arena. Será um confronto renhido. Afinal, ele vem de outros Carnavais. Inclusive o de Colônia.
Os jogos entre eles:
7/12/2008 Colônia 1x2 Hamburgo
16/5/2009 Hamburgo 0x1 Colônia
30/8/2009 Hamburgo 3x1 Colônia
30/10/2010 Colônia 3x2 Hamburgo
27/8/2011 Hamburgo 3x4 Colônia
12/2/2012 Colônia 0x1 Hamburgo
24/8/2014 Grêmio 2x1 Corinthians
18/7/2015 Flamengo 1x0 Grêmio
1/11/2015 Grêmio 2 x 0 Flamengo
22/5/2016 Grêmio 1 x 0 Flamengo
14/4/2019 Inter 0x0 Grêmio