Paolo Guerrero é sempre notícia no Peru. Mas, em seus últimos dias em Lima, antes de se reapresentar no Inter, ele ganhou as manchetes por razões diversas. Elas foram desde a sua participação como estrela convidada do Rally Dakar até os programas de TV voltados para celebridades, em virtude de sua festa de aniversário e um suposto reatamento com uma antiga namorada, a modelo peruana Alondra García Miró. Além, é claro, das questões relacionadas ao futebol, como um jogo entre amigos em Medellín, na Colômbia, em janeiro, e o anúncio do Inter de seu retorno aos treinos na terça-feira (5).
Guerrero foi um entusiasta do Dakar, que pela primeira vez seria disputado dentro de um mesmo país. Ele esteve ao final da primeira etapa, nas dunas de Pisco, ao sul de Lima. De macacão, subiu em um dos carros da equipe Mini X-Raid e curtiu a experiência de ser co-piloto por alguns minutos. Em seu Instagram, o peruano publicou uma foto no deserto diante de seu quadriciclo recém comprado. No encerramento do Dakar, o peruano foi um dos convidados na cerimônia de premiação e retribuiu com uma camiseta autografada do Peru ao diretor do Rally, o francês Ettiene Lavigne. Saiu de lá ovacionado pelos presentes.
Nos programas de celebridades, Guerrero dividiu as opiniões. Um apresentador de TV trouxe a informação de que o centroavante teria reatado com a modelo Alondra Miró, reconhecida no país e ex-participante de um reality show local. O público feminino travou uma discussão acalorada nas redes sobre o tema. Muitas mulheres defendiam nutricionista carioca Thaysa Leal, com quem ele mantinha relacionamento desde os tempos de Flamengo. Thaysa teria passado parte das festas de fim de ano com Guerrero, mas voltou ao Brasil antes do seu aniversário de 35 anos, no dia 1º de janeiro. O que só recrudesceu o alarido em torno do tema.
A festa de aniversário de Guerrero também foi manchete, com celebridades locais como convidadas e uma grupo de salsa animando a noite. Na quarta-feira (30), o embarque do peruano em Lima, rumo ao Brasil, teve cobertura da imprensa. Ele passou pelo saguão do aeroporto sem responder às perguntas. O Inter o espera na próxima terça, em Porto Alegre. O primeiro treino será no dia seguinte. Mesmo que tenha mantido a forma física com ajuda de um personal trainer, Guerrero precisará perder peso e recuperar o ritmo e passará por uma pré-temporada particular. O máximo que teve de futebol foram jogos com amigos, como o de Medellín, e outro que circulou nas redes sociais, em que contava com a presença do volante uruguaio Arévalo Ríos, atualmente no Deportivo Municipal.
Segundo jornalistas peruanos com quem conversei, estima-se que o centroavante tenha ganho quatro ou cinco quilos nestes cinco meses longe dos gramados. A seleção peruana acompanha de perto seu retorno aos gramados. Conforme o diretor esportivo da FPF, Antonio García Pye, o preparador físico da seleção mantém contato com a comissão técnica do Inter. Pye esteve no Beira-Rio na semana passada, para conferir locais de treinos para a seleção na Copa América. Ao entrar no vestiário colorado, fez uma foto do armário de Guerrero, adornado por sua foto. Registrou a imagem e a enviou por WhatsApp ao jogador. Em entrevista a uma TV peruana, Pye disse que o centroavante respondeu à sua mensagem emocionado.