Os incêndios que assolam Los Angeles, na Califórnia mudaram de direção durante a noite de sexta (10) para sábado (11) e já ameaçam novas regiões povoadas, onde há casas, por exemplo, de famosos como o jogador de basquete LeBron James, do ator e ex-governador Arnold Schwarzenegger e da vice-presidente, Kamala Harris.
Uma alteração na direção dos ventos levou o fogo para o norte e leste, forçando que ordens de evacuação obrigatória fossem emitidas aos moradores dos bairros Brentwood e Encino, áreas residências de luxo em que estão localizados o MountainGate Country Club e o Getty Center, um dos museus mais importantes da cidade.
Os incêndios florestais em Los Angeles começaram na terça-feira (7) e o fenômeno já é considerado um dos mais devastadores da história da região. De acordo com informações do Los Angeles Times, até o momento, 11 pessoas morreram em decorrência dos incêndios e, pelo menos, 13 estão desaparecidas. Cerca de 10 mil estruturas foram danificadas. Estima-se que o número aumente quando os bombeiros puderem conduzir buscas de casa em casa.
O condado de Los Angeles declarou emergência de saúde pública, alertando a população que a fumaça pode representar ameaças imediatas e de longo prazo.
Cerca de 153 mil pessoas ainda estão sob ordens de evacuação obrigatória e outras 166 mil sob aviso de evacuação, afirmou neste sábado o chefe da polícia do Condado de Los Angeles, Robert Luna.