O G-4 precisa ser a Copa que não veio para o Grêmio em 2018. Será fundamental que o time acabe o Brasileirão com a vaga direta na Libertadores 2019, para evitar atropelos no começo da próxima temporada. Mesmo que isso exija dos jogadores buscar o último gás nestes 10 dias que restam de uma temporada que teve no Rio seu 72ª partida (contando o amistoso com o Corinthians).
O Grêmio que se viu no Maracanã foi uma fotografia bem alterada daquele que peleou na Copa do Brasil e na Libertadores. Não havia Marcelo Grohe, Kannemann, Luan e Maicon, esse desgastado pelo final de temporada. O que também ajuda a explicar o rendimento abaixo da média da equipe. O cenário se torna preocupante à medida em que apenas Kannemann está garantido contra o Vitória, no domingo. Maicon fica à disposição, mas seu final de ano está marcado pelo cansaço e por uma queda de rendimento como resultado disso.
O Grêmio precisa e muito de uma vitória do Vasco sobre o São Paulo, nesta noite, em São Januário. Manteria a vantagem sutil sobre os paulistas a duas rodadas do final do Brasileirão. A reta final me parece um pouco mais suave nos lados do Morumbi. Enquanto os gaúchos saem para encarar o Vitória na cartada final para se salvar do Z-4 e fecham com o Corinthians, na Arena, o São Paulo recebe o Sport e sai para encarar a Chapecoense.