O Grêmio tem uma final no domingo (2), contra o Corinthians. Uma decisão que repercutirá e muito no que será o seu 2019. Entrar direto na fase de grupos da Libertadores é digno de festa na Arena. Porque o custo de ter de passar pela fase preliminar da competição, com seus dois mata-matas, obrigará a quase emendar o 2018 no 2019.
Vejamos. A fase preliminar da Libertadores começa para os brasileiros entre 5 e 7 de fevereiro, com o jogo de ida da segunda fase eliminatória. A volta será na semana seguinte. Avançando ao segundo mata-mata, o calendário prevê as datas de 19 a 21 para a ida e 26 a 28 para a volta. Superando esta etapa, a estreia na fase de grupos será na semana seguinte, entre 5 e 7 de março.
Ou seja, caso acabe o Brasileirão fora do G-4, o Grêmio atravessará fevereiro com jogos quartas e domingos. Isso com menos de um mês de preparação para a temporada, já que a reapresentação do grupo está prevista para 3 de janeiro, e o começo do Gauchão, no dia 20 de janeiro – que até o dia 3 de fevereiro, terá cinco rodadas, com jogos às quartas e aos domingos.
Portanto, dar a largada na Libertadores, com toda a calma, apenas em março, tem valor de ouro. Vale muito e merece, sim, ser comemorado no domingo, na Arena.