As fotos que circularam nas redes sociais do gramado da Arena depois do show da colombiana Shakira impactaram. Mas os estragos provocados pelo palco foram quase nulos, garante o diretor de operações da Arena Porto-Alegrense, Paulo Rossi. Graças a um trabalho quase artesanal feito desde a semana passada, conforme ele contou nesta conversa com a coluna.
As fotos que circulam nas redes sociais mostram efeitos do palco sobre o gramado. Qual o estado do piso?
Está bem tranquilo. Devemos terminar até sexta-feira (26) até ao meio-dia. No início da noite, o gramado estará pronto para jogo, sinalizado e marcado.
O Grêmio usou uma técnica de tirar a grama do local onde ficaram as bases do palco. Qual foi o resultado?
Foi excelente, superior à técnica tradicional, de colocar um piso sob as bases do palco. Preferimos recortar, nas 350 bases, o tapete de grama e apoiá-las no terreno. Agora, estamos recolocando esses quadrados de 50cm por 50cm.
Esses quadrados são de grama nova?
Não, são as mesmas retiradas. Elas foram cultivadas em um viveiro, ficaram saudáveis, com irrigação. Voltaram em estágio de como não tivessem sido tiradas do piso. Agora, estamos costurando esses quadrados ao tapete, com fibra sintética. Não cobrimos boa parte do gramado sob o palco, o que manteve ventilação. Faltou o sol, mas aquela área está completamente íntegra.
Onde fica o viveiro para onde foram levadas?
Transportamos os 350 quadrados para o nível 5, onde temos uma laje que fica exposta ao tempo. Colocamos todos em posição estratégica, para pegar só o sol da manhã. Assim, ficaram mais saudáveis. Montamos o viveiro e, todo s os dias, mantínhamos irrigação e adubação. Foi um trabalho muito minucioso.
Vocês se espelharam em algum outro estádio para usar essa técnica?
Foi uma solução que criamos. Desenvolvemos, inclusive, as ferramentas. Vimos técnicas parecidas em outros estádios e as evoluímos aqui.
Que ferramentas foram essas?
Criamos uma para a retirada do gramado, metálica, como se fosse uma forma. A outra ferramenta, poderia dizer que foi uma agulha grande, com o que costuramos os quadrados no tapete de grama usando a fibra sintética.
Há uma previsão de chuva para sábado. Isso pode prejudicar o gramado visando à decisão com o River?
Em condições aceitáveis de chuva, não sendo algo de 80 milímetros, 100 milímetros em um dia, o gramado comporta tranquilamente.