Há um segredo para o sucesso da Dupla no Brasileirão. E ele, embora marquem lugares no G-4, não está em seus ataques. Pelo contrário, estão nos sólidos sistemas defensivos montados por Odair Hellmann, no Inter, e Renato Portaluppi, no Grêmio. Os gaúchos lideram a tabela do Brasileirão quando o assunto é a quantidade de jogos em que seus goleiros foram vencidos. Em 22 rodadas, isso aconteceu apenas oito vezes. Ou seja, em 63,6% das partidas, Grêmio e Inter saíram ilesos. E, é lógico, não levar gol representa metade do caminho que leva até a vitória.
Para se ter uma ideia do que significa esse número, os terceiros colocados no ranking são Flamengo e Atlético-PR, que levaram gols em 11 partidas – ou 50% delas. Os demais concorrentes da Dupla na corrida pelo título brasileiro vêm logo a seguir. Palmeiras e São Paulo sofreram gols em 12 jogos.
O Grêmio é, atualmente, a melhor defesa do Brasileirão, com apenas 11 gols sofridos. O Inter vem logo atrás, com 12 e um retrospecto recente impressionante, com sete jogos de invencibilidade de Marcelo Lomba. Nesta terça-feira, aliás, completa-se 40 dias do último gol sofrido pelos colorados, na derrota de 1 a 0 para o América.
Diante desses números, o Gre-Nal de domingo se desenha ainda mais equilibrado do que historicamente é. Será o encontro de duas defesas que (quase) não levam gols.