Jonatan Álvez, o centroavante uruguaio buscado pelo Inter no caribe colombiano, trocou o calor de Barranquilla pelo inverno gaúcho em busca dos gols. Depois de duas temporadas de luxo e 45 gols no Barcelona, de Guayaquil, o uruguaio chegou ao Junior com cartaz de artilheiro. Ficou só nisso e em dois gols em 22 partidas. O diagnóstico para uma frustração que custou US$ 3 milhões é simples, me conta por telefone o repórter William González Badillo, do El Heraldo, principal jornal de Barranquilla e que já abrigou em sua redação ninguém menos do que Gabriel Garcia Márquez.
Segundo Badillo, Álvez não encaixou no Junior. Chegou a pedido do técnico Alexis Mendonza, que caiu dois meses depois. Julio Comesaña, uruguaio que havia levado o clube à semifinal da Copa Sul-Americana 2017, voltou. Encontrou no vestiário apenas duas caras novas no grupo, uma delas era Álvez. Comesaña é um técnico que gosta de um futebol de toque, mais clássico e sem cruzamentos para a área. Logo, viu pouca utilidade em um centroavante de área, cujo confronto com o zagueiro e a bola aérea são as maiores virtudes.
— Álvez nunca se adaptou ao futebol colombiano. O técnico do Junior gosta da posse bola, do futebol de toque, em vez do jogo direto. Ele pedia que o centroavante também fosse um construtor de jogadas, saísse da área para armar. E, quando entrou, nas poucas oportunidades que teve, Álvez não fez a diferença, não esteve à altura do que se esperava. Ruiz, ex-Sport Recife, acabou como titular do time — conta Badillo.
O Inter apresentará Jonatan Álvez nesta terça-feira. A oferta gaúcha, apenas pelo salário, foi a melhor saída para o Junior e para o próprio centroavante. Em Porto Alegre, deverá ganhar chances, principalmente, pelas seguidas lesões de Damião, e também estará perto de Rivera, onde mantém amigos e começou a jogar. O centroavante é de Vichadero, uma pequena localidade a 190 quilômetros da fronteira dom Santana do Livramento. Mas costuma sempre passar alguns dias das férias em Rivera. Inclusive, em janeiro, foi visto por lá assistindo a um jogo do time de Rivera que disputa o campeonato amador uruguaio.