As boas campanhas do Grêmio na Copa do Brasil e no Brasileirão e a perspectiva de conquistar a Libertadores se refletem no caixa da loja GrêmioMania da Arena, a única, além da versão e-commerce, a pertencer ao clube. A perspectiva é de que as vendas até quarta-feira superem em 100% as do ano passado, considerando o mesmo período de janeiro a novembro. As estimativas são de um faturamento em 2017 perto de R$ 21 milhões, o correspondente a três folhas salariais do grupo principal. Só na última quarta-feira a loja vendeu R$ 500 mil.
– O varejo, em geral, está trabalhando no Black Friday, muita gente está entrando no calenário de Natal. Nós ainda não entramos por que a Libertadores vende mais do que Natal, tem apelo maior – diz o gerente de licenciamentos e varejo do Grêmio, Christian Albrecht.
A final da Libertadores faz com que a loja na Arena mantenha sempre um pico de movimento. Na véspera da decisão, diz Christian, as vendas ficaram em torno de R$ 200 mil, uma cifra comum em jogos do Brasileirão com bom público. No dia seguinte ao jogo contra o Lanús, o movimento se manteve elevado. Assim tem sido desde o começo da semana passada e seguirá até o grande jogo de quarta-feira, no La Fortaleza.
– A cabeça do torcedor está em lanús, e o corpo, na Arena. Há casos de gremistas que vem ao estádio para amenizar a ansiedade, dar uma circulada e acaba visitando a loja e comprando – conta Albrecht.
Com mais de 2 mil produtos licenciados, a GrêmioMania tem como grande sucesso de vendas a terceira camisa, a azul marinho. Para a última quarta-feira, a loja recebeu um lote de 3 mil peças. Sobraram apenas modelos nos P e extragrandes. O modelo feminino se esgotou.
– É como pão na padaria. Sai a fornada e vende tudo. Sai outra fornada, vende também – compara Albrecht.
O estoque para esta semana já foi reposto. O alto consumo da torcida, no entanto, tem causado dificuldades para os fornecedores atenderem à demanda. Mas eles já foram avisados: se o Grêmio vencer a Libertadores, a tendência é de que as vendas entrem 2018 em alta.