Em frente à praça central de São Lourenço do Sul, um sobrado desperta a atenção dos visitantes. O prédio de dois andares abriga a Casa de Cultura, com a biblioteca pública e o museu histórico. O imóvel já foi moradia de tradicional família da cidade, hospital, hospedaria, sede da prefeitura e cadeia.
O médico e pesquisador Edilberto Luiz Hammes conta que o sobrado foi erguido por Carlos Augusto Germano Knüppeln, que morreu em 1919, ano de conclusão da obra. Ele era um dos cinco filhos do imigrante Carlos Othon Knüppeln, engenheiro civil e agrimensor que fez a planta de São Lourenço do Sul em 1884.
O sobrado dos Knüppeln foi chamado de Morada da Boa Vista. Em ponto alto, os moradores conseguiam observar a cidade e a Lagoa dos Patos. No interior da casa, no início, ficava uma capela, sendo pouco depois a residência do vigário.
De 1929 a 1932, o prédio serviu como sede do Hospital do Dr. Holl, uma casa de saúde conceituada, propriedade do médico alemão Gustav Holl. A prefeitura ficou no local em seguida, entre 1933 e 1940. Durante o período da Segunda Guerra Mundial, serviu como sede da Brigada Militar e cadeia, onde suspeitos de serem espiões nazistas permaneceram presos.
Por volta de 1960, virou uma hospedaria, a Pensão Familiar Barbosa. Outros órgãos públicos ocuparam o imóvel nas décadas seguintes.
A biblioteca municipal fica no térreo. O museu histórico, temporariamente fechado, ocupa o segundo piso. O tradicional sobrado, de 105 anos, passará por reforma completa e ganhará móveis novos.